Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Conselho Universitário aprova Política Linguística da UTFPR

Conselho Universitário aprova Política Linguística da UTFPR

Couni

publicado: 30/09/2019 17h41 última modificação: 31/10/2022 10h07
53ª Extraordinária Reunião do Conselho Universitário da UTFPR (Foto: Decom)

O Conselho Universitário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Couni) aprovou em sessão extraordinária na última sexta-feira (27) a nova Política Linguística da Universidade, que oficializa as ações de ensino de idiomas no âmbito da Instituição.

O documento reconhece, por exemplo, as atividades do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e do Centro de Línguas como instrumentos de internacionalização da Universidade. A Política é necessária para o recredenciamento da UTFPR como Núcleo Gestor do Programa IsF.

Entre as inovações da Política estão ainda a possibilidade de alunos da graduação e da pós-graduação escreverem e defenderem os trabalhos finais como trabalho de conclusão de curso, dissertações e teses em uma língua estrangeira e a inclusão nos editais de concursos públicos para docentes e técnicos-administrativos da valorização da proficiência de línguas estrangeiras.

Na mesma sessão, também foi aprovada a proposta de alteração do Regulamento da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da UTFPR.

PNPD e balanço da gestão

Durante a abertura da sessão, foi apresentada a nova Política de Desenvolvimento de Pessoas, instituída no último mês de agosto pelo Governo Federal e que estabelece novas regras para o afastamento de servidores públicos para a realização de cursos de capacitação e de pós-graduação - stricto sensu. O presidente do Colegiado, reitor Luiz Alberto Pilatti, apresentou ainda uma prestação de contas dos três anos da sua gestão. A gravação da íntegra da reunião está a seguir: