Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Couni aprova prestação de contas da Funtef-PR e Política de Museus

Couni aprova prestação de contas da Funtef-PR e Política de Museus

Conselho Universitário

Também fica instituído o uso das palavras 'campus' e 'campi'
publicado: 25/05/2021 17h24 última modificação: 31/10/2022 09h37
Colegiado institui o uso das palavras 'campus' e 'campi'; na foto, Campus Ponta Grossa (Foto: Decom)

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) aprovou na sexta-feira, 21 de maio, a prestação de contas da Fundação de Apoio à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef-PR). Ainda, foi autorizada que entidade continue prestando serviços ao Instituto Federal do Paraná (IFPR) e à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Segundo o relato da prestação de contas da fundação referente ao exercício 2019, "o volume financeiro, de ações, e de beneficiários, relacionados aos projetos da UTFPR realizados em colaboração com a Funtef-PR, e que em 2019 obtiveram em muitos casos desempenhos superiores ao ano anterior". O processo recebeu 30 votos favoráveis, dois contrários e oito abstenções.

O colegiado também aprovou o uso das palavras 'campus' e 'campi', em substituição à terminologia 'câmpus', até então usada para designar as unidades da UTFPR, tanto no plural quanto no singular. De acordo com o relato aprovado no colegiado, das 69 universidades federais brasileiras, apenas seis instituições adotavam a palavra 'câmpus'. Ainda, foi apresentada como justificativa a consulta feita pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica ao setor de Lexicologia e Lexicografia da Academia Brasileira de Letras, em 2015; na ocasião, a academia recomendou o uso de 'campus' e 'campi'.

Assim, as palavras 'campus' e seu plural 'campi' passam a ser adotadas oficialmente na comunicação institucional, documentos normativos e deliberativos da UTFPR. O processo foi aprovado por unanimidade.

E, com 37 votos favoráveis e uma abstenção, foi aprovada, na mesma sessão, a Política de Museus e Coleções da UTFPR.  O documento visa regulamentar as iniciativas que visem a "investigação, a comunicação, a interpretação, a circulação, a exposição e a conservação, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjunto de objetos de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural na UTFPR".

A íntegra da transmissão da sessão do Couni está disponível no Canal da UTFPR, no YouTube.