Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Couni aprova revisão da política de inovação da UTFPR

Couni aprova revisão da política de inovação da UTFPR

Conselho Universitário

Documento regulamenta e fomenta os processos de inovação e empreendedorismo na instituição
publicado: 21/06/2023 14h43 última modificação: 22/06/2023 16h06
Sede da UTFPR em Curitiba (Foto: Decom)

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) aprovou, em reunião ordinária realizada no último dia 16, a revisão da Política de Inovação da Universidade, que regulamenta e fomenta os processos  de inovação e empreendedorismo na instituição. A proposta foi aprovada por unanimidade, em votação nominal dos conselheiros.

Segundo o relator do processo no conselho, o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias Silvestre Labiak, a política é um marco para a UTFPR, pois incorpora boas práticas à medida que respeita a realidade da instituição.

"Viemos de uma Escola de Aprendizes e Artífices, que teve toda uma história de relação muito próxima com a sociedade; e a política em si reforça esse lado nosso de desenvolvimento tecnológico em parceria com a sociedade civil e com empresas. Ao mesmo tempo, reforça uma que somos uma universidade empreendedora e inovadora, construída desde a época de Cefet-PR; ou seja, 'eu tenho poucos recursos, mas eu sei administrá-los, eu tenho um objetivo final' - quando a gente fala de universidade empreendedora, é uma universidade que trabalha com esse tipo de pensamento", comenta.

A expectativa é que a politica dê mais segurança jurídica às ações de inovação na Universidade e destrave projetos, principalmente de pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como os relacionados à propriedade intelectual.  "Isso nos ajuda a incentivar os nossos pesquisadores a participarem mais ativamente dos processos de extensão tecnológica", completa Labiak.

A proposta da política foi encaminhada ao Conselho Universitário por uma comissão própria, designada para realizar os estudos que culminaram no documento apreciado pelo colegiado máximo da UTFPR. O documento, agora, está em fase de consolidação, com a incorporação de pontos apontados pelos conselheiros e, terá seu texto final disponibilizado como resolução na página do Couni.

Couni

O Conselho Universitário é o órgão máximo deliberativo e consultivo da UTFPR, com representantes dos docentes, discentes, técnicos-administrativos, federações externas, egressos e membros da alta gestão da Universidade. O colegiado aprecia as políticas acadêmicas e institucionais da Universidade.