Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Couni discute proposta de regulamento da próxima eleição para reitor

Couni discute proposta de regulamento da próxima eleição para reitor

Conselho Universitário

Reunião está marcada para 19 de dezembro, com início às 9h
publicado: 15/12/2023 15h13 última modificação: 15/12/2023 15h13
Couni realiza reunião na próxima terça, dia 19 (Foto: Freepik)

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) volta a se reunir na próxima terça-feira, dia 19, para apreciar a proposta de regulamento para eleição do reitor da UTFPR, a ser realizada em 2024. A 89ª reunião extraordinária começará às 9h e será online, com transmissão pelo Canal da UTFPR no YouTube.

A discussão sobre o regulamento da eleição para reitor já está sendo pautada por conta da tramitação no Congresso do projeto de lei (PL) nº 2.699/2011, que altera trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/1996) e da lei nº 5.540/1968, para tratar do processo de escolha dos dirigentes universitários. Atualmente o PL não prevê a possibilidade de candidatura de professores da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) para eleição ao cargo de reitor.

De acordo com o presidente do Couni, Marcos Schiefler, a Procuradoria Jurídica informou que, mesmo se o PL for aprovado e sancionado antes da eleição, prevalecem as regras estabelecidas no momento em que o processo eleitoral é desencadeado. “A convocação extraordinária [do conselho] é para nos anteciparmos a qualquer mudança de legislação”, explicou Schiefler, acrescentando que a Universidade continua trabalhando para que os professores EBTT da UTFPR sejam elegíveis.

Outro processo que será apreciado na próxima reunião do Couni refere-se à proposta de procedimentos para implantação e atuação em comissão, subcomissões e bancas de heteroidentificação em processos seletivos para graduação, pós-graduação e concursos na UTFPR.

Couni

O Couni é o órgão máximo deliberativo e consultivo da UTFPR, com representantes dos docentes, discentes, técnicos-administrativos, federações externas, egressos e membros da alta gestão da Universidade. O colegiado aprecia as políticas acadêmicas e institucionais da Universidade.