Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Couni homenageia professores Ataíde Ferrazza e Marco Antonio Moreira

Couni homenageia professores Ataíde Ferrazza e Marco Antonio Moreira

Outorga de Títulos

publicado: 07/07/2017 12h20 última modificação: 07/07/2017 12h31

Os membros do Conselho Universitário (Couni) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizaram, nesta sexta-feira (23), uma sessão solene em homenagem a dois professores como reconhecimento de seus trabalhos. Foi entregue a outorga de título de professor emérito (post mortem) ao ex-diretor do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), Ataíde Moacyr Ferrazza; e a outorga a de título de professor honoris causa da UTFPR a Marco Antonio Moreira. A cerimônia foi realizada no Miniauditório do Câmpus Curitiba.

O professor Ataíde Moacyr Ferrazza foi diretor Cefet-PR de 1984 a 1988 e vice-diretor na gestão seguinte, voltando ao cargo de diretor no período entre janeiro de 1992 e fevereiro de 1996. Em 2015, recebeu o título de Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de Medianeira, por ter sido o responsável pela implantação de uma unidade do então Cefet na cidade. Ataíde Ferraza nasceu em 07 de novembro de 1946 e morreu em 28 de fevereiro de 2016. A homenagem do professor Ataíde foi entregue à sua esposa, Cecília Ferrazza.

O professor Marco Antonio Moreira é licenciado em Física (1965) e mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1967 a 2012, quando se aposentou como Professor Titular. É professor colaborador da Universidade de Burgos/Espanha desde 1998, coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) desde 2013 e Pesquisador Sênior do CNPq desde 2015. Foi um dos defensores do curso de pós-graduação ofertado na área pela UTFPR.

Durante a sessão solene, compuseram a mesa o reitor e presidente do Couni, Luiz Alberto Pilatti, o diretor-geral do Câmpus Curitiba, Cezar Augusto Romano, o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Antonio Zanatta, a esposa do professor Ataíde, Cecília Ferrazza, o professor homenageado, Marco Antonio Moreira, e o professor do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da UTFPR, Jeferson Ferreira de Deus.

Atualizado em 23/06/2017