Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > Comunidade da UTFPR pode realizar testagem rápida da Covid-19

Comunidade da UTFPR pode realizar testagem rápida da Covid-19

Mutirão será na próxima terça (18), no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba
publicado: 12/05/2021 17h24 última modificação: 31/10/2022 10h14
Teste é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus (Imagem: Freepik)

A partir desta quinta-feira, 13 de maio, estará aberto o cadastro de servidores e estudantes da UTFPR interessados em realizar o teste para detecção do material genético do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Os testes serão realizados por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e se destina a pessoas assintomáticas.

O mutirão será na próxima terça-feira, 18 de maio, no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, em Curitiba, das 8h às 13h.

Os interessados em uma das 1.600 vagas deverão preencher o formulário de cadastro, que estará disponível partir das 9h desta quinta (13), e indicar o horário de preferência para atendimento. Além da comunidade da UTFPR, o cadastro é aberto à comunidade da própria UFPR e aos servidores do Palácio das Araucárias, sede da Prefeitura de Curitiba.

No momento do teste, os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.

A testagem realizada é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva e, por isso, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes do procedimento. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.

O mutirão é coordenado pela Direção do SCB, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO), que visa identificar pessoas contaminadas e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença.