Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > Conheça práticas sustentáveis em tempos de pandemia
conteúdo

Notícias

Conheça práticas sustentáveis em tempos de pandemia

Coronavírus

publicado: 23/04/2020 16h53 última modificação: 31/10/2022 10h11
Foto: Freepik

Foto: Freepik

Neste período de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, é difícil saber quais são as práticas sustentáveis e os cuidados a serem adotados. O que fazer, por exemplo, com as esponjas utilizadas para desinfectar as compras do supermercado? É preciso higienizar as embalagens que irão para a reciclagem? Práticas até então corriqueiras trazem agora uma série de dúvidas.

Confira abaixo algumas dicas para que o cuidado com o meio ambiente se torne um aliado ao combate à Covid-19. As orientações são da presidente Comissão de Sustentabilidade da UTFPR, Tamara Van Kaick.

1) Lixo do banheiro

Deve ser embalado em duas sacolas plásticas bem fechadas. Depois, é preciso borrifá-las com água sanitária e enviar para a coleta de lixo comum. Essa medida evita a contaminação dos profissionais que trabalham com a coleta.

2) Máscara e luva descartáveis

Para pessoas COM suspeita ou contaminação do coronavírus
É obrigatório o uso de máscara por aqueles que são suspeitos ou estão contaminados pelo coronavírus. Para fazer o descarte de máscara ou luva, é preciso colocá-la em duas sacolas plásticas bem fechadas e borrifá-las com água sanitária. Depois, identificar como “lixo contaminado” e enviar para a coleta do lixo comum.

Para pessoas SEM suspeita de contaminação
A máscara e a luva devem ser descartadas em uma sacola plástica bem fechada, que deve ser jogada no lixo do banheiro.


3) Máscara de pano

Uso
Sempre utilize a máscara em espaços públicos para evitar contágio ao próximo.
Com base na Anvisa, a máscara de pano pode ser utilizada por até 3 horas, devendo ser trocada se estiver úmida. O uso é individual, não podendo ser compartilhada.

Lavagem
É preciso deixar a máscara de pano de molho entre 20 a 30 minutos em uma solução, feita com duas colheres de sopa de água sanitária diluídas em um litro de água. Depois dessa etapa, ela deve ser lavada com água corrente e sabão neutro. Então, é necessário enxaguar em água corrente e deixá-la secar. Basta passar o ferro quente e guardar em um recipiente fechado, como um saco plástico.
Esse processo de limpeza deve ser feito todos os dias, separadamente de outras roupas.

 

3) Higienização de Compras

Vegetais não folhosos e frutas
Vegetais não folhosos e as frutas podem ficar em imersão por cerca de 15 minutos em solução, com uma colher de sopa de água sanitária diluída em um litro de água. Também existem várias soluções a base de cloro que são vendidas no próprio supermercado e que são eficientes para esta higienização.

Alimentos consumidos crus
Para aqueles alimentos que serão consumidos crus, a recomendação é que se remova as partes mais externas ou danificadas. Lavar as folhas uma a uma e depois colocá-las em imersão por cerca de 15 minutos e lavar as mesmas novamente em água corrente. Esta água pode ser reservada em recipientes para regar as plantas depois.

Embalagens
A higienização pode ser feita com água e sabão ou detergente. O mesmo pode ser feito com embalagens de produtos de limpeza. As embalagens de papelão podem ser higienizadas passando um pano umedecido com álcool 70%.

Panos ou esponja usados na limpeza de compras
Os panos de tecido ou esponjas para realizar a limpeza das embalagens de produtos podem ser reutilizados. Basta deixá-los de molho em solução diluída de água sanitária, com 50 mL de água sanitária para 1 litro de água, por 20 a 30 minutos. Depois é só lavar rapidamente em água corrente e depois deixar secar.

Também há o papel toalha lavável, que pode ser utilizado para fazer a limpeza e podem ser aproveitados mais três vezes, após fazer o procedimento de deixar de molho por 20 a 30 minutos na solução de água sanitária. Esses materiais de limpeza descartáveis devem
ser colocados em saco plástico bem fechado para então serem jogados no lixo do banheiro.

Materiais recicláveis
Os materiais recicláveis devem ser embalados em sacos e, de preferência, permanecer reservados por 24 horas em ambiente seco e seguro, dentro da residência, antes de serem destinados para a coleta.

As prefeituras estão sendo orientadas a deixar os materiais recicláveis recolhidos em local reservado e seco durante 48 horas. A ideia é que os recicláveis fiquem reservados por um total de 72 horas, que é o tempo máximo de permanência do coronavírus em superfícies dessa categoria.

 

4) Economia de água ao lavar as mãos

As pessoas devem ensaboar bem as mãos, pois é o sabão o agente de higienização responsável pela eliminação ou inativação do vírus. Por isso, a recomendação é para evitar o desperdício e usar o mínimo de água para iniciar o processo de higienização. Para isso, basta fechar a torneira enquanto ensaboa, esfregando as palmas, os dedos, as unhas e o dorso das mãos. Terminada essa fase, é só abrir novamente a torneira para enxaguar rapidamente as mãos.


5) Economia de água para lavar louça

Antes de lavar a louça, é possível limpar bem os pratos com guardanapos. Depois, é possível tampar o ralo da pia ou usar uma bacia para reservar a água utilizada no enxágue rápido de pratos e talheres. Esta água reservada deve ser aproveitada para deixar a louça de molho, enquanto se faz a limpeza com esponja e detergente de cada item. Depois, é só enxaguar o mais rápido possível tudo de uma vez, buscando o máximo de economia.

Para quem tem máquina de lava louça, é preciso utilizar a mesma na sua capacidade máxima de louça, tentando aproveitar todos os espaços de forma completa.

 

6) Economia de água para lavar a roupa

Para as roupas, a orientação é reservar as roupas sujas em sacos grandes de lixo e juntar o montante necessário para lavar o máximo possível de uma vez só, utilizando a carga máxima da máquina de lavar roupa, se houver.

O saco, que foi utilizado para reservar a roupa suja, pode servir depois para guardar e reservar os materiais recicláveis, ou ser reutilizado novamente para colocar roupas sujas.

Para quem mora em residência com jardim, ainda tem a opção de reservar a água que sai da máquina de lavar roupa para limpar a calçada ou regar a grama.

 

7) Economia de água ao tomar banho

É preciso ser o mais breve possível no banho ao ensaboar e lavar o cabelo sem a água corrente. Somente abrir o chuveiro para tirar a espuma do sabonete e do shampoo.