Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > Coronavírus: boletim Informativo UTFPR

Coronavírus: boletim Informativo UTFPR

publicado: 12/03/2020 21h47 última modificação: 31/10/2022 10h10
Comunicado UTFPR (Imagem: Decom)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizou nesta quinta-feira (12) a primeira reunião do Comitê de Contingência sobre o Novo Coronavírus (Covid-19) para a discussão de estratégias de prevenção da doença, declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na quarta (11).

Coronavírus: saiba como se prevenir

O comitê determinou quarentena de 14 dias para servidores e alunos após retorno de viagem internacional ou que tenham entrado em contato próximo com casos confirmados, prováveis ou suspeitos. A quarentena domiciliar deve ser observada mesmo nos casos assintomáticos.

Os alunos em quarentena deverão fazer o Pedido de Exercício Domiciliar via e-mail da coordenação de curso e os servidores deverão protocolar via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) a solicitação para realização de teletrabalho à chefia imediata. Nos dois casos, é indicado que sejam encaminhados os respectivos documentos comprobatórios (bilhetes de embarque, comprovantes de hospedagem, protocolos de exames médicos etc.); na impossibilidade de apresentação desses documentos, no entanto, serão aceitas autodeclarações circunstanciadas e assinadas.

Visando ainda diminuir a exposição ao vírus de servidores e alunos que pertençam a grupos vulneráveis, foi autorizado que sejam modificados os regimes de trabalho ou de aula das pessoas com mais de 60 anos, gestantes, cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos, oncológicos, transplantados e imunossuprimidos em geral.

Pessoas com sintomas da doença - febre, tosse e dificuldade para respirar - devem buscar o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde.

Caso existam novas decisões ou orientações do Comitê de Contingência da UTFPR, novos boletins informativos serão enviados nos e-mails dos alunos e servidores. As informações também serão publicadas no Portal UTFPR.