Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > Divulgadas orientações para alunos no período de suspensão das aulas

Divulgadas orientações para alunos no período de suspensão das aulas

Ordem de Serviço

publicado: 23/03/2020 11h55 última modificação: 31/10/2022 10h10
Publicada Ordem de Serviço sobre a Covid-19 (Imagem: Decom)

A UTFPR divulgou na última quarta-feira (18) uma Ordem de Serviço com orientações para alunos e servidores durante o período de suspensão das aulas, estabelecidas para evitar o contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19).

Uma das primeiras medidas tomadas pela Universidade para combater a pandemia foi pausar temporariamente as aulas presenciais em todos os seus câmpus, restringindo o contato entre grandes grupos de pessoas. Agora, além de evitar as aglomerações, é importante que os estudantes conheçam as outras orientações definidas para segurar a disseminação do vírus no âmbito da UTFPR.

Confira abaixo as medidas para os alunos da graduação e pós-graduação, e também as determinações para o funcionamento dos serviços da Universidade.

Alunos que tiveram contato com casos confirmados, prováveis ou suspeitos do Covid-19

Devem permanecer em trabalho externo por 14 dias todos os alunos que tenham entrado em contato com casos confirmados, prováveis ou suspeitos de coronavírus nas últimas duas semanas. O trabalho externo dos estudantes deve ser observado tanto nos casos sintomáticos quanto nos casos assintomáticos.

Alunos que retornaram de países estrangeiros ou que realizaram viagens nacionais

Devem permanecer em trabalho externo por 14 dias os alunos que tenham retornado, há pelo menos duas semanas, de países estrangeiros em que há comprovada epidemia, sintomáticos ou não para coronavírus, conforme determinado pelo Ministério da Saúde.

Assim como os estudantes que retornaram do exterior, os alunos que realizaram viagens nacionais há pelo menos duas semanas, e que estejam ou não com sintomas do coronavírus, devem permanecer em trabalho externo por 14 dias.  O trabalho externo desses alunos deve ser observado tanto nos casos sintomáticos quanto nos casos assintomáticos.

Alunos em intercâmbio

Os alunos que estejam afastados para intercâmbio (mobilidade estudantil ou duplo-diploma) deverão seguir as recomendações das instituições em que estejam matriculados.

Estagiários e bolsistas

O trabalho dos estagiários deverá ser realizado preferencialmente, a critério da chefia imediata, na modalidade trabalho remoto. Durante esse período, os estagiários deverão preencher a ficha de frequência com a expressão “trabalho externo”.

Atividades na Graduação, Pós-Graduação e Extensão

Desde 16 de março, todos os alunos estão automaticamente em regime de “Atividades Acompanhadas”. Durante o período, não é permitida a aplicação de avaliações. As aulas práticas realizadas em laboratório e outras atividades do tipo estão suspensas, devendo ser repostas posteriormente, conforme orientações complementares a serem definidas pela PROGRAD e PROPPG.

Acesso à UTFPR

O acesso aos câmpus da UTFPR será apenas permitido aos alunos previamente autorizados pelo docente responsável pela atividade a ser desenvolvida nas dependências da Universidade.

Bancas

A realização de bancas está permitida, desde que, obrigatoriamente, seja realizada com no máximo 10 pessoas e em espaço adequado. A defesa poderá também ser adiada para um período posterior, decisão que fica a critério do orientador e dos demais membros da banca.

Eventos, atividades esportivas e culturais

Estão suspensas todas as atividades esportivas, culturais e eventos, independentemente do número de participantes.

Bibliotecas

O Sistema de Bibliotecas da UTFPR ficará em regime de trabalho diferenciado, ficando mantidas apenas as atividades de empréstimo, devolução e uso de computadores até o dia 19/03, com o devido o controle de fluxo de pessoas no ambiente (respeitando o limite de 10 pessoas). Após esta data, funcionará apenas com trabalho interno.

Formaturas

Todas as formaturas estão suspensas e só serão retomadas depois que a situação se normalizar. Os alunos que precisarem colar grau deverão solicitar formatura em gabinete, com a presença de no máximo 10 pessoas por solenidade, incluindo convidados.

Departamentos

Todos os requerimentos a departamentos como o Departamento de Registro Acadêmico (Derac/Secretaria), o Departamento Educação (Deped), e os Núcleos de Ensino e de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuens e Nuape) deverão ser feitos por e-mail. Não haverá atendimento presencial para a comunidade.

Editais

Os processos e etapas dos editais que independem de interação presencial serão mantidos.