Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > Laboratório de testes da Covid-19 será instalado no Câmpus Toledo

Laboratório de testes da Covid-19 será instalado no Câmpus Toledo

publicado: 29/05/2020 17h55 última modificação: 31/10/2022 10h12
Laboratório de pesquisa no Câmpus Toledo (Foto: Ascom-TD)

O Câmpus Toledo receberá o segundo laboratório da UTFPR para a detecção rápida dos casos de Covid-19. Para a nova estrutura, estão garantidos R$ 235.685,00, recurso que será destinado à compra de equipamentos para o diagnóstico da doença.

As análises deverão ser feitas pelo método RT-PCR e servirão para ampliar a estrutura estadual de testes. "O teste RT-PCR é considerado o mais confiável no diagnóstico da Covid-19 e servirá de apoio ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) para a análise da população paranaense", destaca Thiago Maniglia, um dos pesquisadores responsáveis pela iniciativa de implantação do laboratório.

Os recursos, obtidos pela Reitoria da UTFPR junto ao Ministério Público do Trabalho, serão executados por meio da Fundação de Apoio da Universidade (Funtef-PR). Este será o primeiro laboratório para detecção de Covid-19 na cidade.

O próximo passo é levantar recursos para as demais necessidades da futura estrutura. "Ficou definido que a Universidade irá protocolar um projeto de implantação deste laboratório para solicitar ao município a possibilidade de contribuição financeira para a compra dos reagentes, materiais plásticos e equipamentos de proteção individual, os quais são necessários para o desenvolvimento das análises", completa Maniglia.

Laboratório em Dois Vizinhos

No início do mês, foi anunciada a implantação de um Laboratório de Biologia Molecular para a detecção rápida dos casos de Covid-19 no Câmpus Dois Vizinhos, o primeiro do Sudoeste paranaense. O projeto já conta com investimento de R$ 150 mil da Reitoria da UTFPR; também está em negociação a obtenção de mais R$ 350 mil junto à Prefeitura de Dois Vizinho e ao Rotary Internacional.