Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > Publicação reúne iniciativas de universidades no combate à pandemia

Publicação reúne iniciativas de universidades no combate à pandemia

E-book

Objetivo é mostrar o papel das universidades públicas com ações de enfrentamento ao Coronavírus
publicado: 15/03/2021 22h28 última modificação: 31/10/2022 10h14
Foto: Freepik

Após completarmos um ano de casos de Covid-19 no Brasil e, atualmente, a piora da situação no País, pesquisadores se reuniram para lançar o e-book “Informar para Superar: Retratos da Covid-19 na Web”, o qual reúne um apanhado do que foi feito, noticiado e pesquisado durante a pandemia. O trabalho também tem o objetivo de apresentar o papel das universidades públicas brasileiras com inúmeras iniciativas para auxiliar o país com ações de enfrentamento ao Coronavírus.

Segundo a professora do Câmpus Santa Helena e coordenadora da publicação, Giani Carla Ito, o livro teve origem no projeto “Plataforma Web para Boas Práticas Globais na prevenção e combate à Covid-19”, foi selecionado no edital de transferência tecnológica da UTFPR no ano passado.

“Quando escrevemos o projeto citado, não tínhamos noção do tempo de duração da pandemia e o cronograma foi planejado para ser executado durante seis meses. Desta forma, iniciamos o trabalho no final de mês de março de 2020 em meio a um turbilhão de dúvidas diante do desconhecido. Primeiramente, a ideia foi a criação de um portal trilíngue contendo informações sobre a Covid-19 e boas práticas sanitárias para prevenção e geração de informações. Com o tempo, o projeto foi evoluindo e tivemos a adesão de novos integrantes envolvendo uma grande diversidade de profissionais”, explica Giani.

O trabalho envolve pesquisadores médicos, empresários, advogados, professores, relações públicas, enfermeiros, profissionais de tecnologia da informação, estudantes, coordenadores de equipes científicas e de ecossistemas de inovação. Uma das publicações é a plataforma de controle da pandemia, coordenada pelo professor Thiago França Naves.

“Trabalhamos pesquisando estudos, notícias, levantamentos, ações de enfrentamento, ações solidárias, ações educacionais, informações sobre os países de fronteira com o Brasil, fake news, levantamento de dados estatísticos e tudo que estivesse relacionado à Covid-19”, afirma a professora Giani do Câmpus Santa Helena.

Entre os autores estão os pesquisadores da UTFPR, Giani Carla Ito, Glauco Vieira Miranda, Thiago França Naves, Arlete Teresinha Beuren, Leiliane Pereira de Rezende, Suzan Kelly Borges Piovesan, Felipe Theodoro Guimaraes, Edgard Mota de Oliveira, além dos pesquisadores Gustavo Biasoli Alves, Mariangela Lückmann e Laura Pinheiro Huppes.

“O ebook é um trabalho que muito me orgulha, por ter contribuído de alguma forma, para minimizar o caos instaurado pela pandemia do novo coronavírus. Este trabalho demonstra o poder transformador que as universidades brasileiras tem perante a sociedade”, completa Giani Carla Ito.

Quem quiser acompanhar e acessar o e-book  pode acessar por aqui.