Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > UTFPR doa mais de 6 mil litros em álcool 70% e materiais sanitizantes

UTFPR doa mais de 6 mil litros em álcool 70% e materiais sanitizantes

publicado: 08/05/2020 16h55 última modificação: 31/10/2022 10h11
Entrega de doação no Lar do Idoso em Guarapuava | Foto: Ascom-GP

A UTFPR realizou a doação de 6.563 litros em materiais para limpeza e higiene a hospitais, orfanatos, cooperativas de coleta seletiva, lares de idosos, unidades de saúde, polícia militar, corpo de bombeiros e a outros profissionais. Trata-se de mais uma das ações voltadas para auxiliar no enfrentamento ao coronavírus.

Os câmpus Apucarana, Campo Mourão, Guarapuava, Medianeira e Pato Branco somam um total de 2.185 litros de sanitizantes produzidos. Foram entregues 120L de desinfetante, 145L de detergente líquido, 100L de sabão, 85L de sabão para roupa, 160L de hipoclorito de sódio e 260L de água sanitária, 540L de álcool glicerinado e 700L de água destilada, entre outros.

Além disso, foram doados 4.378 litros de álcool 70%, em gel ou líquido, pelos câmpus Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

A expectativa é conseguir colaborar durante a pandemia, assim como fala a professora Tânia Cassol, do Câmpus Francisco Beltrão, “Neste momento tão delicado, cada ação que contribui para evitar o contágio da Covid-19 é importante. Como universidade, temos o dever de prestar assistência à sociedade”. A docente conta que busca produzir álcool em gel, por meio de um apelo à população para reunir mais insumos, que estão disponíveis do mercado, seguindo a indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O docente Renato Eising, do Câmpus Toledo, explica que o processo de preparo tem a supervisão de um profissional da área e segue as recomendações dos órgãos de vigilância sanitária. “Todo o material que chega para passa por um controle de qualidade. Durante a produção do álcool em gel, todos os cuidados sanitários são tomados. E, periodicamente, são realizados testes microbiológicos com o produto envasado”, diz.

Com o uso de equipamentos de proteção individual, alunos e servidores participam da iniciativa e assim adquirem mais experiência e conhecimento. “O projeto proporciona um grande aprendizado para todos os envolvidos e tem sido de alta relevância para a formação dos estudantes”, afirma Eising.

O trabalho continua principalmente com a ajuda de empresas, com a cessão de matérias-primas ou de sua infraestrutura. “Primeiro, tivemos o contato de uma empresa que doou materiais para a produção. A partir dela, outras ficaram sabendo e nos procuraram para ajudar”, relata Eising. As ações também contam com o auxílio dos municípios para o atendimento de demandas locais.

Iniciativas da UTFPR
A Universidade destinou R$113 mil para aumentar a doação de materiais de limpeza e higiene para estabelecimentos e profissionais de serviços essenciais. Para viabilizar a confecção de mais produtos saneantes, foram direcionados R$75 mil para Campo Mourão e R$7 mil para Ponta Grossa. Também foram aplicados R$15 mil em Curitiba e mais R$15 mil em Toledo para possibilitar o aumento da produção de álcool 70%.

A verba foi disponibilizada pela Reitoria, com um investimento total de 1 milhão e 177 mil reais em 25 projetos selecionados para ajudar no combate à doença, por meio de três editais. A Instituição ainda estuda formas para ampliar o apoio às iniciativas de servidores e alunos que ajudam a comunidade regional.

Doações aceitas pela UTFPR para a continuidade dos projetos

a) Produção de detergente, sabonete líquido e desinfetante
Campo Mourão
- Itens para recebimento: laurilsulfato de sódio, cocamida, soda cáustica (líquida ou em escamas), álcool etílico, essência de eucalipto ou de limão. Embalagens de plástico tamanho diversos para envasar saneantes líquidos.
- Contato:  adrianoromero@utfpr.edu.br |  rbromero@utfpr.edu.br

Medianeira
- Itens para recebimento: ácido sulfônico, amida 60 e 90, soda cáustica, lauril, ureia e glicerina, betaína, glicerina, essência e cloreto de benzalcônio, hipoclorito a 3% e a 12% e barrilha leve
- Contato: fernando@utfpr.edu.br

b) Produção de álcool 70%
Curitiba
- Itens para recebimento: álcool etílico acima de 70% ou carbopol
- Contato: gadir-ct@utfpr.edu.br

Francisco Beltrão
- Itens para recebimento:  doações de álcool (acima de 70%), água oxigenada (acima de 10 volumes) e glicerol.
- Contato: gadir-fb@utfpr.edu.br

Londrina
-Itens para recebimento: frascos de 500 ml ou 250 ml
alessandrasilva@utfpr.edu.br