Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > UTFPR entrega mais de 13 mil máscaras-escudo e de tecido

UTFPR entrega mais de 13 mil máscaras-escudo e de tecido

publicado: 03/06/2020 17h01 última modificação: 31/10/2022 10h13
Entrega de máscaras feitas pelo Câmpus Pato Branco | Foto: Ascom-PB

Para proteger as pessoas que prestam serviços essenciais durante a pandemia, a UTFPR tem trabalhado na produção de equipamentos de proteção individual (EPIs). Até o momento, foram produzidas 13.613 máscaras de dois tipos distintos.

Foram fabricadas 7.327 máscaras de tecido pelos câmpus Apucarana (700), Cornélio Procópio (5.453), Curitiba (700), Londrina (224) e Pato Branco (250). Elas são obtidas após as etapas de arrecadação de material, corte, costura e embalagem, feitas por alunos, servidores e pessoas da comunidade.

Também foram confeccionadas 5.686 máscaras-escudo em Apucarana (336), Campo Mourão (352), Cornélio Procópio (1.205), Curitiba (500), Guarapuava (52),  Londrina (156), Medianeira (83), Pato Branco (1.300), Ponta Grossa (1.572), Santa Helena (80) e Toledo (50). Os equipamentos são produzidas por docentes e estudantes voluntários em laboratórios e residências, por meio da impressão 3D e acoplagem a viseiras.

Iniciativas da UTFPR
A UTFPR destinou R$259 mil para os projetos que envolvem proteções faciais. Em Curitiba, foram R$77 mil para o desenvolvimento de uma câmara de descontaminação de máscaras N95, R$77 mil para produções de EPIs, sendo R$30 mil envolvendo dispositivos ultravioletas. Também, para ampliar a entrega de máscaras-escudo, foram distribuídos R$46 mil para Ponta Grossa e R$14 mil para Cornélio Procópio. Em Londrina, foram aplicados R$15 mil para a elaboração de uma máscara com nano-fibras biodegradáveis.

O investimento total foi de 1,5 milhão em mais de 25 projetos selecionados para ajudar no combate à Covid-19, por meio de quatro editais. A Instituição ainda estuda formas para ampliar o apoio às iniciativas de servidores e alunos que ajudam a comunidade regional.

Saiba como ajudar

a] Máscaras de Tecido

Apucarana
- Doe: TNT, elástico fino, arame fino, entretela termocolante, cola de silicone ou cola quente
- Contato: Patricia Almeida - patriciaspaine@utfpr.edu.br

Cornélio Procópio
- Doe: tecido tricoline ou algodão, linha ou elástico.
- contato: crrodrigues@utfpr.edu.br ou renatamascari@utfpr.edu.br

b) Máscaras-escudo

Apucarana
Doe: Filamento de PLA e Folha de acetato