Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > UTFPR lança fomento de R$ 1 milhão para projetos de combate à Covid-19

UTFPR lança fomento de R$ 1 milhão para projetos de combate à Covid-19

publicado: 17/04/2020 19h56 última modificação: 31/10/2022 10h11
Imagem ilustrativa do novo coronavírus (Foto: Freepik)

A UTFPR publicou nesta sexta-feira (17) o convite 01/2020 que visa selecionar ações institucionais para o combate à Covid-19. Ao todo, será investido R$ 1 milhão por meio de Termo de Execução Descentralizada junto ao Ministério da Educação.

O convite destina-se aos projetos classificados, contemplados ou não, no Edital 06/2020 PROREC/PROPPG e às antepropostas de projetos encaminhadas via questionário divulgado pela PROREC/PROPPG no último dia 2 de abril. Nos dois casos, é preciso que haja aderência a um dos11 temas listados no Anexo I do edital de convite. O prazo para submissão das propostas fica aberto até 24 de abril.

"Com as crises, fica mais evidente a importância da universidade pública. A pandemia do novo coronavírus fez emergir na UTFPR uma série de projetos de grande relevância. E o nosso papel é fazer o meio de campo para que as soluções cheguem à sociedade. Este recurso foi prospectado integralmente pela Universidade a partir do que já está sendo realizado nos câmpus. Isso demonstra, sobretudo, a qualidade do trabalho que a UTFPR desenvolve em todas as áreas", comenta o reitor Luiz Alberto Pilatti.

São temas de interessa do convite, por exemplo, a produção de pórticos e túneis de desinfecção com aplicação em entradas de hospitais e de cápsulas de desinfecção de uso individual para profissionais de saúde, a adequação de projetos de respiradores de baixo custo ao contexto brasileiro e o diagnóstico da Covid-19 por PCR em tempo real. O resultado final dos projetos selecionados será divulgado até 30 de abril.

Para mais informações, acesse a íntegra do convite.