Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > UTFPR produz mais de 16 mil litros em álcool e saneantes

UTFPR produz mais de 16 mil litros em álcool e saneantes

publicado: 03/06/2020 17h01 última modificação: 31/10/2022 10h13
Entrega de produtos saneantes feitas pelo Câmpus Medianeira | Foto: Ascom-MD

Os materiais sanitizantes para se manter prevenido contra o novo coronavírus estão em falta para muitos estabelecimentos de serviços essenciais. Por isso, a UTFPR produziu 16.297 litros desses produtos para destiná-los a hospitais, orfanatos, cooperativas de coleta seletiva, lares de idosos e profissionais de segurança pública.

Foram fabricados 9.020 de álcool 70% nos câmpus Apucarana (270), Campo Mourão (55), Curitiba (5.330), Dois Vizinhos (108), Francisco Beltrão (15), Londrina (1.540), Medianeira (213), Ponta Grossa (400), Santa Helena (89) e Toledo (1.000).

Também foram gerados 6.664 litros em materiais saneantes, como água sanitária, sabão, sabonete e álcool glicerinado em Apucarana (120), Campo Mourão (4.779), Guarapuava (500) e Medianeira (700).

Ambas as produções são feitas por alunos e docentes, com formação na área e dentro das recomendações dos órgãos de saúde e da vigilância sanitária.

Iniciativas da UTFPR
A Universidade destinou R$113 mil para aumentar a doação de materiais de limpeza e higiene para estabelecimentos e profissionais de serviços essenciais. Para viabilizar a confecção de mais produtos saneantes, foram direcionados R$75 mil para Campo Mourão e R$7 mil para Ponta Grossa. Também foram aplicados R$15 mil em Curitiba e mais R$15 mil em Toledo para possibilitar o aumento da produção de álcool 70%.

A verba foi disponibilizada pela Reitoria, com um investimento total de 1,5 milhão reais em 25 projetos selecionados para ajudar no combate à doença, por meio de três editais. A Instituição ainda estuda formas para ampliar o apoio às iniciativas de servidores e alunos que ajudam a comunidade regional.

Doações aceitas pela UTFPR para a continuidade dos projetos

a) Produção de detergente, sabonete líquido e desinfetante
Campo Mourão
- Itens para recebimento: laurilsulfato de sódio, cocamida, soda cáustica (líquida ou em escamas), álcool etílico, essência de eucalipto ou de limão. Embalagens de plástico tamanho diversos para envasar saneantes líquidos.
- Contato:  adrianoromero@utfpr.edu.br |  rbromero@utfpr.edu.br

Medianeira
- Itens para recebimento: ácido sulfônico, amida 60 e 90, soda cáustica, lauril, ureia e glicerina, betaína, glicerina, essência e cloreto de benzalcônio, hipoclorito a 3% e a 12% e barrilha leve
- Contato: fernando@utfpr.edu.br

b) Produção de álcool 70%
Curitiba
- Itens para recebimento: álcool etílico acima de 70% ou carbopol
- Contato: gadir-ct@utfpr.edu.br

Francisco Beltrão
- Itens para recebimento:  doações de álcool (acima de 70%), água oxigenada (acima de 10 volumes) e glicerol.
- Contato: gadir-fb@utfpr.edu.br

Londrina
-Itens para recebimento: frascos de 500 ml ou 250 ml
alessandrasilva@utfpr.edu.br