Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > UTFPR promove atividades a distância e amplia doações de EPIs e álcool 70%

UTFPR promove atividades a distância e amplia doações de EPIs e álcool 70%

publicado: 15/07/2020 12h16 última modificação: 31/10/2022 10h13
Equipe fabrica protetores faciais no Câmpus Guarapuava | Foto: Ascom-GP

A UTFPR decidiu prorrogar a suspensão das atividades presenciais até 10 de setembro para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), de acordo com as normativas de saúde. Neste período, a Instituição segue com a atuação a distância.

A Universidade se prepara para iniciar as Atividades Didáticas Não Presenciais (ADNPs) no dia 3 de agosto. Trata-se de um regime especial aprovado pelo Conselho Universitário, visando a continuidade de algumas atividades de graduação durante o período da pandemia, de acordo com as orientações publicadas pelo Ministério da Educação. Os alunos que não puderem participar nesta modalidade vão poder voltar a cursar normalmente as disciplinas, assim que houver o retorno no formato presencial.

Ainda, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promove Lives, eventos ao vivo de discussão on-line, com profissionais do próprio quadro e de outras instituições. Já aconteceram duas palestras, uma sobre direitos autorais no ensino a distância e outra sobre a experiência de aulas remotas em cursos na educação superior. As conferências acontecem toda terça-feira, às 14h, no Canal da UTFPR, no Youtube, contando com a participação do público, por meio do espaço para comentários.

As pesquisas também continuam para o desenvolvimento de novas soluções, incluindo dispositivos de ventilação pulmonar e de descontaminação de vestes, ambientes e EPIs, entre outras. Até o momento, a UTFPR chegou a investir mais de R$ 1,5 milhão em atividades e projetos para ajudar no combate à doença.

Doações
Outro foco da UTFPR está na entrega de produtos que possam auxiliar durante este período de pandemia. Até o momento, foram confeccionados 22.646 EPIs, sendo 10.802 máscaras de tecido, 9.436 máscaras-escudo e 2.408 aventais. Também foram produzidos 25.236 litros de produtos, sendo 10.276 litros de saneantes e 14.347 litros de álcool 70%.

As doações são encaminhadas para asilos, orfanatos, cooperativas de coleta seletiva e outros estabelecimentos de serviços essenciais, principalmente na área de saúde e de segurança pública. Além disso, na campanha de arrecadação para ajudar alunos e pessoas de baixa renda, os câmpus conseguiram doar 2.310 cestas básicas.

As iniciativas contam com a ajuda da população e de empresas para obtenção de insumos ou recursos para viabilizar a continuidade das ações. Confira os resultados atualizados por câmpus: