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UTFPR publica ordem de serviço com ações contra o coronavírus

Orientações

publicado: 18/03/2020 21h40 última modificação: 31/10/2022 10h10
Sede da UTFPR em Curitiba (Foto: Decom)

Sede da UTFPR em Curitiba (Foto: Decom)

A UTFPR publicou nesta quarta-feira, dia 18, a Ordem de Serviço 1/2020 com orientações sobre o funcionamento das atividades acadêmicas e regime de trabalho dos servidores. O documento foi publicado após uma nova reunião do Comitê de Contingência sobre o Novo Coronavírus (Covid-19), devido à suspensão das aulas entre os dias 16 e 30 de março.

Além das diretrizes já divulgadas anteriormente, o documento traz recomendações complementares para estudantes, professores, técnicos-administrativos e terceirizados.

Uma das regras novas estabelecidas pelo documento está a regulação do acesso à Universidade a partir de 21 de março, quando será exigida a identificação funcional dos servidores. Os estudantes poderão entrar nos câmpus desde que previamente autorizados por seus docentes para desenvolver alguma atividade. As empresas que necessitem de acesso como, por exemplo,  as incubadas e as participantes de programas de empreendedorismo, poderão ter acesso desde que previamente autorizadas.

Durante o período de suspensão das atividades, todos os alunos da UTFPR estão automaticamente em regime de “Atividades Acompanhadas”. Durante este período, não será permitida a realização de avaliações. As aulas práticas, realizadas em laboratório, também estão suspensas, devendo ser repostas posteriormente.

O Sistema de Bibliotecas da UTFPR permanecerá em regime de trabalho diferenciado, mantido apenas as atividades de empréstimo, devolução e uso de computadores até o dia 19 de março e com controle de fluxo de pessoas (limite de 10). Após essa data, funcionará apenas com trabalho interno. Também estão suspensos os cursos de extensão e de idiomas, que poderão ter suas atividades reprogramadas ou realizadas na modalidade a distância.

De acordo com as realidades de cada cidade onde a UTFPR possui câmpus, é possível ainda que outras medidas preventivas sejam estabelecidas pelas respectivas direções-gerais.

Confira outras orientações e diretrizes estabelecidas pelo documento:

Afastamento
Qualquer membro da UTFPR com sintomas compatíveis com a Covid-19, ainda que leves e não comprovados por exames laboratoriais, devem permanecer em trabalho externo. Continua mantido a medida de afastamento e isolamento para alunos e servidores que tenham retornado ou entrado em contato com pessoas com origem, há pelo menos duas semanas, de países estrangeiros em que há comprovada epidemia, sintomáticos ou não para coronavírus (COVID-19).

Ambientes virtuais
A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da UTFPR disponibiliza uma série de ferramentas para a realização das atividades acadêmicas remotamente; são elas: Moodle, Nuvem, Sistemas Corporativos, G Suite for Education, as salas da RNP e serviços da Microsoft. Todos os serviços estão disponíveis na página da diretoria.

Atividades esportivas e culturais
Estão suspensas todas as atividades esportivas, culturais e eventos, independentemente do número de participantes.

Bancas
Está permitida a realização de bancas, com a possibilidade de participação remota, devendo obrigatoriamente ser realizada com no máximo 10 pessoas. O orientador também pode adiar a realização do evento.

Editais
Os processos e etapas dos editais que independem de interação presencial serão mantidos.

Estagiários e bolsistas
O trabalho dos estagiários deverá ser realizado, preferencialmente, na modalidade trabalho remoto.

Eventos e cuidados com o ambiente
Ficam suspensos, temporariamente, eventos com elevado número de participantes; as reuniões, preferencialmente, devem ser feitas na modalidade de videoconferência ou por meio eletrônico; os ambientes devem manter suas janelas abertas e com disponibilização de álcool em gel 70% nos locais com circulação de pessoas. Além disso, a limpeza dos ambientes será intensificada. Os bebedouros das áreas comuns deverão ser temporariamente inativados.

Formaturas
Todas as formaturas estão suspensas e só serão retomadas após a situação se normalizar. Os alunos que precisarem colar grau deverão solicitar formatura em gabinete, com a presença limitada a 10 pessoas por solenidade, incluindo convidados.

Funcionamento do Derac, Deped, Nuape e Nuen
Todos os requerimentos devem ser feitos por e-mail. Não haverá atendimento presencial para a comunidade.

Intercâmbio
Os alunos que estejam afastados para intercâmbio (mobilidade estudantil ou duplo diploma) deverão seguir as recomendações das instituições em que estejam matriculados.

Laboratórios de pesquisa
O uso dos laboratórios de pesquisa é permitido, desde que não ultrapasse o limite de 10 pessoas reunidas em um mesmo ambiente.

Monitoria
As atividades de monitoria devem ser realizadas remotamente como apoio aos trabalhos não presenciais dos alunos. Os pagamentos de todos os monitores serão mantidos

Restaurantes Universitários (RUs), cantinas e fotocopiadoras
O funcionamento dos restaurantes universitários, cantinas e fotocopiadoras deve ser encerrado até o dia 20 de março. A partir do dia 23, os alunos contemplados pelo Auxílio Alimentação receberão o benefício em dinheiro, pago diretamente na conta bancária cadastrada conforme o valor licitado por refeição em cada restaurante universitário.

Reuniões
As reuniões dos conselhos deliberativos deverão ser realizadas por meio de webconferência. As demais oficinas, reuniões e grupos de trabalho que envolvam deslocamento entre os câmpus ficam suspensas pelos próximos 30 dias, quando será feita uma nova avaliação da situação. Reuniões internas só poderão ser feitas com o limite de 10 pessoas e em local arejado.

Setores administrativos
Os setores administrativos deverão manter o atendimento necessário para garantir o funcionamento do setor e o cumprimento das demandas, priorizando o regime de trabalho remoto, que abranja a totalidade ou percentual das atividades desenvolvidas pelos servidores, especialmente para aqueles que utilizam de transporte público.

Os setores devem dar prioridade para o realizar o atendimento das 10 às 16 horas, evitando os deslocamentos em horários de pico, com adoção de sistemas de rodízio e plantão, com o objetivo de evitar a concentração e a proximidade de pessoas. Na ficha de frequência do servidor deverá ser registrado o termo "Trabalho Externo" nos dias assim considerados.

Os setores que, excepcionalmente, necessitem de atendimento presencial ao público, este ocorrerá com agendamento prévio por email.

Situações para trabalho remoto

Recomenda-se o trabalho remoto aos servidores com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves, responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação da doença ou já diagnosticadas que se enquadrem em grupos de risco, ou que coabitem com pessoas que se enquadrem em grupos de risco.

Terceirizados
No caso dos trabalhadores terceirizados, os gestores e fiscais dos contratos de prestação de serviço deverão notificar as empresas contratadas da responsabilidade de adotarem todos os meios necessários para conscientizar seus funcionários dos riscos do coronavírus (Covid-19). Em caso de omissão que resulte em prejuízo à UTFPR, as empresas estão passíveis de responsabilização.

Viagens
Todas as viagens internacionais e nacionais de servidores e alunos a serviço da UTFPR estão suspensas temporariamente.

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