Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Bibliotecas da UTFPR ampliam possibilidades de acesso

Bibliotecas da UTFPR ampliam possibilidades de acesso

Dia do Livro

publicado: 29/10/2019 15h28 última modificação: 31/10/2022 10h09
Alunos usam a plataforma Bibliotec (Foto: Decom)

Desde que Johannes Gutenberg inventou as técnicas de impressão em larga escala, no século XV, o livro tem sido o principal meio para compartilhar novas ideias e invenções. Basta observar que é impossível dissociá-lo da vida acadêmica e das universidades. Só no acervo da UTFPR são mais de 420 mil exemplares físicos distribuídos por 14 bibliotecas.

E não para por aí. Nos últimos anos, a tecnologia promoveu mais uma revolução ao proporcionar novas formas de acesso e novos conteúdos. Para comemorar o Dia Nacional do Livro, que tal conhecer algumas das possibilidades que o Sistema de Bibliotecas da UTFPR disponibiliza à comunidade acadêmica? São diversas plataformas que facilitam o acesso a livros, periódicos, normas regulatórias e trabalhos de conclusão de curso. O que não falta é oportunidade para ficar mais próximo ao conhecimento 😊

Coleção Acadêmica de E-Books (EBSCO)

Plataforma multidisciplinar que disponibiliza mais de 180 mil títulos, abrangendo principalmente as áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.

Normas Técnicas – GedWeb

Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios. Facilita a busca e o acesso a 17 mil normas técnicas do Brasil e do Mercosul (normas ABNT NBR/NM, regulamentos técnicos do Inmetro etc.).

Minha Biblioteca

Plataforma digital de livros com mais de 8 mil títulos técnicos e científicos formada por mais de 20 selos das principais editoras. Contempla diversas áreas do conhecimento, como direito, saúde, engenharia, administração, educação, entre outras.

Periódicos Capes

Biblioteca virtual que reúne o melhor da produção científica internacional. Conta atualmente com um acervo de mais de 45 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Portal de Informação (PIAA)

Plataforma que disponibiliza acesso aos trabalhos de conclusão de cursos de graduação, especialização, mestrados e doutorados, além dos artigos publicados nos periódicos e trabalhos publicados em eventos da UTFPR.

BiblioTec

Para dar aquela ajuda durante a pesquisa nas plataformas, a UTFPR ainda disponibiliza o BiblioTec, interface única de busca integrada nos acervos das bibliotecas da universidade. O BiblioTec conta com atualização em tempo real das obras, opções de download, audiodescrição, tradução e exportação para gerenciadores bibliográficos.

Gostou das dicas? Compartilhe nos grupos de zap da turma ou da disciplina e faça com que os colegas também tenham acesso a essas novas fontes de conhecimento 😉

As ferramentas atendem a um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI-2018-2022, no apoio ao instrumento de avaliação de cursos do INEP/MEC e que permite a inclusão de acervo digital tanto nas bibliografias básicas quanto nas complementares, além da ampliação e modernização do acervo das bibliotecas da universidade.