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Diploma digital da UTFPR deve ser implementado em julho
Graduação
Em reunião com a Reitoria na quarta-feira, 8 de junho, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIRGTI) e o Departamento de Registro de Diplomas (Dered) apresentaram o panorama de implantação do diploma digital na UTFPR. A previsão é que a nova plataforma esteja disponível no decorrer do mês de julho.
A obrigatoriedade da emissão de diplomas digitais nas instituições de ensino superior pertencentes ao Sistema Federal de Ensino é uma exigência do Ministério da Educação (MEC). Atualmente os departamentos de Registros Acadêmicos dos 13 campi da Universidade estão em fase de conclusão da digitalização dos documentos físicos para que o estudante tenha acesso ao respectivo diploma digital e demais documentos acadêmicos no Portal do Aluno.
"Considerando a necessidade de realização de testes no sistema e os devidos ajustes, bem como a etapa de homologação do MEC, por intermédio da RNP [Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, organização social ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia], a previsão é que a funcionalidade esteja disponível para acesso no decorrer do mês de julho", comenta Peter Frank, diretor da DIRGTI.
A UTFPR irá oferecer a possibilidade de impressão da representação visual do diploma digital em papel comum de forma gratuita. Além disso, será apresentada ao egresso a alternativa de impressão em formulário próprio da instituição mediante o pagamento de taxa. Os valores e a forma de cobrança serão regulamentados pelo Conselho Universitário.