Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Diplomas da UTFPR serão expedidos com novo design

Diplomas da UTFPR serão expedidos com novo design

Layout

publicado: 14/02/2020 17h15 última modificação: 31/10/2022 09h59
Exibir carrossel de imagens Novo diploma da UTFPR (Foto: Decom)

Novo diploma da UTFPR (Foto: Decom)

A partir deste primeiro semestre letivo, os diplomas expedidos pela UTFPR para os cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação serão impressos com um novo design. Os primeiros diplomas já no novo modelo foram assinados pelo reitor Luiz Alberto Pilatti nesta quinta-feira (13).

A designer Tânia Miranda, responsável pelo projeto, explica que a inspiração para o novo desenho surgiu da própria história da instituição, inaugurada em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices. “Nesta época, em Curitiba, surgia o Movimento Paranista, que lançou as bases de uma identidade regional paranaense impregnada pela imagem de progresso, ciência e técnica, valores estes que a UTFPR sempre pautou em sua existência”, conta.

Foi a partir da obra de um dos expoentes desse movimento, o artista gráfico Lange de Morretes, que a designer produziu as molduras: “Utilizamos, mais especificamente, o desenho estilizado do pinhão, uma conciliação entre a arte e a ciência, com elementos que foram obtidos através de estudos sobre o pinhão em suas proporções, culminando com uma fórmula geométrica perfeita”, conta Tânia, que também é professora do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial do Câmpus Curitiba.

Confira mais fotos no Flickr UTFPR em Imagens.

Como elementos da moldura, foram utilizados o desenho geométrico do pinhão e as rosáceas, também executadas por Lange. Dentro do pinhão, há uma alegoria de ¨germinando sempre¨, com as diferentes denominações da UTFPR ao longo dos anos: Escola de Aprendizes Artífices do Paraná, Escola Técnica de Curitiba, Escola Técnica Federal do Paraná, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

"Um trabalho de alto nível que conseguiu transmitir o verdadeiro espírito da nossa Universidade: uma instituição que se reinventa com o tempo, respeita sua história, mas sempre olha para o futuro", destaca o reitor Luiz Alberto Pilatti.

Outro diferencial do projeto é a aplicação de uma moldura própria para cada nível de ensino. Para os cursos técnicos, a moldura fica no lado direito do diploma, seguindo a linha de design dos diplomas anteriores dos cursos técnicos da instituição. Já para os cursos de graduação, a moldura apresenta-se em forma de ¨L¨, e no design do diploma para os cursos de pós-graduação, em forma de ¨U¨, evidenciando a “escalada do saber”, presente no hino da então Escola Técnica Federal do Paraná.

As molduras foram impressas em hot stamping, processo de impressão que possibilitou realçar a qualidade do grafismo do Movimento Paranista. A logo da UTFPR, por sua vez, aparece em alto relevo, com o objetivo de realçar a base da formação do egresso.

O projeto do novo diploma da UTFPR teve coordenação e acompanhamento técnico das pró-reitorias de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).