Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Disponibilizadas novas funcionalidades no Portal do Aluno

Disponibilizadas novas funcionalidades no Portal do Aluno

Sistema Acadêmico

publicado: 27/03/2020 15h32 última modificação: 31/10/2022 09h56
Alunos no Câmpus Pato Branco (Foto: Decom)

A partir desta semana, alunos de graduação e pós-graduação da UTFPR passam a contar com novas funcionalidades nos sistemas acadêmicos. São oito declarações que podem ser impressas com a hash de identificação, estrutura contendo um código de barras que comprova a autenticidade do documento.

O estudante pode fazer a emissão do documento a partir do acesso ao sistema acadêmico, no Portal do Aluno. Estão disponíveis as seguintes declarações: Duração de Curso, Situação de Enade, Forma de Ingresso e Cota, Matrícula em Curso, Matrícula, Provável Formando, Conclusão sem Colação, Efeito de Revalidação de Diploma (Dupla Diplomação).

Segundo o diretor de gestão acadêmica da UTFPR, Paulo Silveira, o desenvolvimento das novas funcionalidades foi acelerado para facilitar a disponibilização de serviços durante o período de suspensão das atividades de ensino em decorrência da pandemia da Covid-19. “Os estudantes não necessitarão mais se deslocar até aos Deracs [Departamentos de Registros Acadêmicos] para ter acesso a tais documentos, a exemplo do que já acontece com os estudantes em dupla diplomação no exterior”, comenta.

As declarações já existiam no Portal do Aluno desde 2014, no entanto, precisavam ser assinadas presencialmente no Derac para que tivessem validade. Mais de 900 declarações foram emitidas somente no primeiro dia de funcionamento do novo modelo de expedição. As funcionalidades foram desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação da UTFPR.

Ainda de acordo com Silveira, outras funcionalidades estão sendo desenvolvidas para os sistemas acadêmicos da UTFPR como, por exemplo, o ‘Requerimento Online’ e as assinaturas digitais para os Deracs, em modelo semelhante ao que os professores já possuem nos diários de classe.