Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Disponibilizados os editais para troca de curso e 2ª graduação

Disponibilizados os editais para troca de curso e 2ª graduação

Egressos e estudantes

Abertas inscrições para Reopção, Transferência e Aproveitamento
publicado: 10/10/2023 16h39 última modificação: 10/10/2023 16h39
Inscrições até 1º de novembro (Foto: Decom)

Foram publicados os editais para Reopção, Transferência e Aproveitamento, para ingresso na UTFPR no 1º semestre de 2024. As vagas estão disponíveis nos anexos dos documentos.

São dois processos que permitem a mudança de curso: a Transferência, para alunos externos com matrícula regular ou trancada em instituições de ensino superior; e a Reopção, para estudantes da UTFPR matriculados, em trancamento ou mobilidade intercampus. Além disso, há mais um seletivo, o de Aproveitamento, que é uma oportunidade para quem já concluiu um curso e deseja fazer a 2ª graduação.

O prazo para inscrição online vai até 1º de novembro. A seleção vai ser realizada em duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório. A ordem de prioridade é para cursos de: igual denominação; mesmo grupo grau; mesmo grupo e grau diverso; grupo e grau diferentes do curso de origem.

Para mais informações, acesse a página dos seletivos.

Veja os detalhes de cada um a seguir:

Aproveitamento
- Requisitos: apresentar diploma ou certificado de conclusão, histórico escolar do Ensino Médio, histórico acadêmico de origem e ementa das disciplinas cursadas
- 1ª etapa: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  ou pelo rendimento escolar
- 2ª etapa:  análise da documentação.

Reopção
- Requisitos: fazer inscrição pelo formulário on-line, ter feito a autenticação administrativa e não ter pendências de documentos com a Secretaria.
- 1ª etapa: coeficientes de rendimento normalizado (CRN)
- 2ª etapa:  análise das disciplinas cursadas

Transferência
- Requisitos: Enviar comprovante de matrícula atualizado e autenticado pela instituição emitente, o histórico escolar do Ensino Médio, o histórico acadêmico de origem e ementa das disciplinas cursadas