Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Aplicativo fará mapeamento de alergias e a relação com a atmosfera

Aplicativo fará mapeamento de alergias e a relação com a atmosfera

publicado: 30/05/2019 09h46 última modificação: 31/10/2022 09h15
Alunos participantes do projeto de pesquisa

Um aplicativo desenvolvido pelo grupo de pesquisa Poluição Atmosférica (Laboratory for Air Pollution and Climate) do Câmpus Apucarana e Londrina, em parceria com a Universidade de Manchester (Reino Unido), irá identificar as alergias mais recorrentes no Brasil, além de quando e onde elas ocorrem com maior incidência.

O projeto, que é financiado pelo Alan Turing Institute e pelo Conselho de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas (Reino Unido), conta com a participação dos alunos do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR, Yago Alonso Cipoli, Rodrigo Favaro, Gabriel Yoshikazu Oukawae e Pedro Henrique Matos, e do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA), Marcus Vinicius Oliveira.

Sob orientação dos professores Admir Créso Targino e Patricia Krecl, além de pesquisadores de Manchester, o aplicativo Brazil Breathing, mesmo nome do projeto, foi criado para que o resultado final apresente um mapa de sintomas e frequência de ocorrência das alergias no País.

A primeira versão dos estudos foi feita no Reino Unido e, na sequência, escolheram o Brasil para também realizar as aferições. O estudo foi motivado pela alta incidência de alergias, sendo que entre 10-20% da população mundial, e 40% das crianças sofrem de rinite alérgica, causados por diferentes alérgenos, incluindo o pólen.

“A pergunta que queremos responder com o projeto é: ‘por que as alergias têm ocorrido com maior frequência? ’. Além disso, pretendemos também estudar a incidência do pólen, pois, no Brasil, há poucos estudos sobre concentração de polen no ar”, explica o aluno Yago Cipoli, durante a gravação do vídeo do projeto.

O projeto conta com a participação da população onde o cidadão possa atuar como sensor inteligente para fornecer informações dos sintomas alérgicos.

O aplicativo pode ser baixado pelo Google Play e qualquer pessoa pode colaborar com a pesquisa como um cidadão sensor.