Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Aplicativo vai cadastrar as necessidades das US para receberem doações

Aplicativo vai cadastrar as necessidades das US para receberem doações

Ponta Grossa

publicado: 31/10/2022 09h17 última modificação: 31/10/2022 09h17
Foto: Prostooleh Freepik

Muitas pessoas, empresas e fabricantes estão sendo estimulados a efetuarem doações durante esta época de pandemia do Covid-19, porém, não sabem para qual local, como um hospital, por exemplo, há uma maior necessidade.

Pensando nisso, foi criado o aplicativo SOS Pandemia, uma parceria entre o Câmpus Ponta Grossa e o Programa de Ciências da Saúde e Hospital Universitário da UEPG. Ele está em fase de testes e deve ser lançado ainda neste mês de abril.

Ele funcionará como aplicativo, mas também pode ser acessado via web. Ali, hospitais e unidade básicas de saúde podem registrar todas as suas necessidades para que aqueles que queiram ofertar um produto possam destiná-lo corretamente.

O propósito é interligar as demandas e as ações voluntárias, facilitando a comunicação entre todos, como explica a coordenadora do projeto, Sani Rutz. “O objetivo é que os hospitais e unidades básicas de saúde indiquem quais as suas necessidades - equipamento de proteção individual, mantimentos, aventais, máscaras, entre outros. Após o cadastro destas necessidades, empresas e os próprios membros da comunidade poderão se organizar para a doação destes materiais”, reforça.

Além da coordenadora, a equipe conta com o professor Max Mauro Dias Santos, os alunos Diego Schlosser, Hernani Cruz, Edson da Silva Júnior, João Castilho; além do proprietário da Web Age Informática, Jeferson Almeida; e do professor Ricardo Zanetti, coordenador do curso de Medicina da UEPG.

O projeto SOS Pandemia foi contemplado pelo edital emergencial 06/2020, lançado pela UTFPR. Com a aprovação neste edital, o aplicativo terá apoio financeiro para sua produção e manutenção.