Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Publicação mostra a importância de ações de solidariedade durante a pandemia

Publicação mostra a importância de ações de solidariedade durante a pandemia

Mapa Solidário

Artigo de pesquisadores do Câmpus Curitiba ganhará publicação internacional
publicado: 28/04/2021 12h15 última modificação: 31/10/2022 09h45
Imagem da arrecadação de uma das campanhas de doação realizada pelo Câmpus Campo Mourão

Com o longo período de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, o assunto solidariedade torna-se cada vez mais presente. Um trabalho de pesquisadores do Câmpus Curitiba, apresentado no 9º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (Pluris), teve destaque no evento e apresentava essa temática como estudo.

O artigo “Solidariedade frente a desigualdade em tempos de pandemia” foi premiado entre os dezesseis melhores do congresso e agora será publicado na revista qualis A (classificação dada a periódicos levando em conta a credibilidade sobre o conteúdo informado) de Geografia e Ordenamento do Território (GOT), organizada pelas Universidades portuguesas do Porto, Coimbra e Minho.

O trabalho é dos alunos de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus, Carolina Gama, Mariana Kszan e Alessandro Lunelli, da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), Aline Sanches, e da professora Simone Polli.

O artigo aponta as ações de solidariedade voltadas a territórios vulneráveis em Curitiba e baseia-se na experiência de elaboração do projeto “Mapa da Solidariedade”, uma ação de extensão universitária, criada em abril do ano passado, que conecta territórios vulneráveis com possíveis doações, identificando grupos sociais impactados pela crise.

Considerando que a população em situação de precariedade habitacional sofre mais significativamente o impacto da doença, o artigo explicita a desigualdade social e a sua distribuição espacial, priorizando iniciativas de movimentos e pequenos grupos organizados. “Funciona como uma conexão de possíveis doadores com territórios em situação de vulnerabilidade”, explicam os pesquisadores.

Os pesquisadores apontam no artigo a necessidade de elaboração de planos emergenciais municipais que ofereçam suporte para atender a esses grupos de maneira preventiva. “Percebe-se a carência da articulação das instituições governamentais com os movimentos populares e a sociedade no combate a esse problema complexo que atinge as áreas da saúde, geração de emprego e renda, infraestrutura, saneamento e moradia”.

Segundo Simone Polli, a universidade pública e gratuita é fundamental na produção de conhecimento, ciência e projetos inovadores que dão suporte para vida em sociedade. “O que fazemos é sempre pensando nas pessoas, na tecnologia e no humanismo”, afirma.

O Mapa Solidário tem 131 entidades cadastradas, sendo 89 entidades/grupos mobilizados em Curitiba. A elaboração foi feita pela equipe do Laboratório de Urbanismo e Paisagismo (LUPA) da UTFPR e surgiu de uma preocupação entre movimentos sociais, como o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria), POP Rua, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, entre outros.

Atualmente o mapa integra a plataforma colaborativa “PRcontraCOVID”, que reúne produções técnicas, mapas e análises, para monitorar o avanço da Covid-19 no Paraná. No ano passado, o projeto já havia sido premiado em 2020 pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

Pluris
O Pluris é um dos maiores congressos na área de planejamento urbano e, nesta última edição, teve 731 resumos submetidos, dos quais 258 serão publicados em anais do evento. Além do artigo premiado, outros dois artigos foram submetidos pelo LUPA ao congresso: “O que os protestos por moradia em Curitiba têm a nos dizer: uma análise a partir do mapeamento de Conflitos (MapCon)” e “Soluções de drenagem urbana em assentamento precário: estudo do Jardim Parque Iguaçu em Curitiba-PR”.