Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Astrônomo da UTFPR apresenta descobertas científicas em palestra no Câmpus Curitiba

Câmpus Curitiba

publicado: 24/10/2017 08h32 última modificação: 05/12/2017 16h29

O professor Felipe Braga Ribas realiza nesta terça-feira (24), às 19h30, no Auditório do Câmpus Curitiba (Sede Centro), uma palestra com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica da UTFPR as novas descobertas científicas sobre o sistema solar exterior, divulgadas oficialmente no último dia 11 em artigo científico publicado na Revista Nature.

Braga Ribas é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da UTFPR e faz parte da equipe internacional de astrônomos que realizou o estudo.  A pesquisa consiste na descoberta de um anel em torno de Haumea, um dos planetas anões do Sistema Solar Exterior.

Segundo o professor, os objetos transnetunianos, como é o caso desse planeta anão, são difíceis de estudar devido ao seu pequeno tamanho, baixo brilho e às enormes distâncias que nos separam deles. Tais dificuldades foram contornadas por meio da aplicação de um novo método, mais eficiente e complexo, que consiste em estudar as ocultações estelares, ou seja, a passagem destes objetos na frente de uma estrela. O pesquisador da UTFPR foi um dos pioneiros na aplicação desse método na astronomia brasileira.

Além de apresentar as descobertas, o professor também irá comentar sobre as possibilidades de inserção nesses tipos de pesquisa que estão na vanguarda da ciência.