Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Equipamento inédito avisará caso haja acidentes em piscinas

Equipamento inédito avisará caso haja acidentes em piscinas

Inovação

Dispositivo terá dois sensores que captarão movimentos e avisarão o usuário, caso acidentes aconteçam
publicado: 01/02/2022 09h49 última modificação: 31/10/2022 09h47
Da esq para a dir: Nathan Schuwrstemberg, Eduardo Saito e Maryna Yikie Addad Ishida, membros da Cromo Consultoria; Samuel Ansay, professor do curso de Engenharia Mecânica e Bráulio Aleixo Dona, sócio da Cyan Piscinas. (Foto: Divulgação)

Quem nunca teve medo ao passar perto de uma piscina com crianças ou animais domésticos, ou até mesmo com adultos e idosos, e acontecer algum acidente? Aqueles que têm em sua própria residência, se preocupam ainda mais com a insegurança de possíveis acidentes. Não é para menos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), a cada uma hora e meia, um brasileiro morre afogado em piscinas, sendo que 59% das mortes são da faixa de 1 a 9 anos de idade.

Um projeto desenvolvido por estudantes de empresas juniores do Campus Curitiba promete dar mais segurança neste quesito. Através de um sistema inédito idealizado pelos pesquisadores, um equipamento com dois sensores diferentes será capaz de captar movimentos que avisem ao usuário, caso acidentes aconteçam, disparando alarmes e alertas.

“Desenvolvemos um tipo de acionamento com dois sensores: uma ativação de barreira virtual (infravermelho) e a detecção de objetos dentro da piscina com ultrassônico.  Além disso, terá também o mecanismo de releitura do ultrassônico que servirá como chave de falha para ocasiões em que a barreira virtual venha a falhar”, explica o diretor de projetos e líder técnico do projeto, Nathan devolatka Schuwerstemberg (Cromo Consultoria).

Segundo os pesquisadores, o objetivo é detectar qualquer anormalidade na piscina, quando a área de lazer estiver fechada, como a queda acidental de uma criança ou animal de estimação. Para total eficácia, o sistema tem capacidade de diferenciar movimentos e evitar falsos disparos em momentos de ventos e chuvas, por exemplo, oferecendo maior confiabilidade ao usuário. Seus sinais elétricos são disparados, através de um alarme e, também, em forma de um sinal no celular.

O projeto também contou com a colaboração de outras duas empresas juniores da UTFPR, a Citi e a Júnior Design. A empresa Cromo Consultoria foi responsável pelo desenvolvimento do equipamento, a Citi fez a tecnologia para o aplicativo e a empresa Júnior Design fez o desenho do equipamento.

O desenvolvimento do novo produto, que está sendo colocado em prática graças ao Movimento Empresa Júnior, foi concebido pelos empresários Bráulio César Bandeira Aleixo e Marcos Antonio de Araújo, sócios na CYAN Piscinas, e que fazem o papel de indústria no sentido de serem clientes da Cromo, Citi e Júnior Design.

“As empresas juniores têm por objetivo promover a vivência empresarial e trazer novas soluções para o mercado brasileiro. São através de parcerias como essa,  que nós atingiremos o propósito de crescer e fomentar a indústria local, entregando soluções de qualidade e, principalmente, desenvolvendo o aspecto profissional dos estudantes universitários”, explica a estudante e diretora comercial da Cromo, Maryna Yukie Addad Ishida.

Segundo Nathan Schuwerstemberg , no próximo mês serão feitos testes de sensores e detecções e o protótipo funcional ficará pronto até o mês de junho.

Participantes

Pela Cromo Consultoria estão envolvidos o professor Samuel Ansay, coordenador do curso de Engenharia Mecânica e coordenador da Cromo Consultoria;  Nathan devolatka Schuwerstemberg, diretor de projetos e líder técnico do projeto; Ana Tamirys, consultora e vendedora do projeto; Theodoro Becker, consultor do projeto e líder de operação do projeto; Eduardo Saito, assessor da empresa;  os consultores de projeto Eduardo Borges, Henrique Barros, Michel Smaka Jesus e Pedro Portugal Morais; e Maryna Yukie Addad Ishida, diretora comercial. Pela Cyan Piscinas estão os empresários Braulio Aleixo Bandeira e Marcos Antonio de Araújo. Além dos estudantes envolvidos nas empresas Citi como Guilherme Ribeiro, Higor Santos, Ana Clara Alcoforado e Leonardo Guimarães, e os participantes da Junior Design.