Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Estudante desenvolve projeto para melhorar emissão de luz de OLed

Estudante desenvolve projeto para melhorar emissão de luz de OLed

Premiação

publicado: 12/12/2018 08h04 última modificação: 12/12/2018 08h05
A aluna Mayana, ao lado de seu orientador, professor Tiago Camargo

A aluna do curso de Química do Câmpus Curitiba da UTFPR, Mayana Bregalda juntamente com seu orientador, o professor Tiago Pacheco Camargo, desenvolveram uma pesquisa que utiliza novas moléculas com propriedades luminescentes. Com o heterociclo 1,3,4-oxadiazol, como ligante, propriedades luminescentes passaram a ser formadas. Com isso, uma das aplicações pretendidas para estas moléculas é a produção de OLEDs (organic light-emitting diode), que é o diodo emissor de luz LED.

As moléculas emitirão luz em resposta a uma corrente eléctrica (eletroluminescência), sendo uma alternativa interessante para a melhoria desta tecnologia, com eficiência na emissão de luz e um melhor controle da cor emitida por dispositivos, fazendo com que se produzam telas com ainda mais definição de cores.

Os OLEDs podem ser empregados para a fabricação de telas digitais de celulares, televisores, microcomputadores, bem como em iluminação de modo geral.

O estudo foi premiado durante o VI Encontro Latino-Americano sobre Biológica Química Inorgânica (VI LABIC) e XIX Encontro Brasileiro de Química Inorgânica (BMIC), como o melhor trabalho apresentado na forma de pôster. O evento foi realizado em setembro na cidade de Fortaleza (CE).