Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Grupo de pesquisa sobre solos é premiado em Davos

Grupo de pesquisa sobre solos é premiado em Davos

Fórum Econômico Mundial

Pesquisadores de Dois Vizinhos e Santa Helena fazem parte da rede MapBiomas
publicado: 30/01/2023 10h33 última modificação: 30/01/2023 10h33

A Rede MapBiomas foi premiada durante o Fórum Econômico Mundial, no último dia 17, em Davos (Suíça). O prêmio foi concedido pela Fundação Schwab para Empreendedorismo Social, em reconhecimento a iniciativas de todo o mundo por seu impacto e inovação social, na categoria Inovadores Sociais do Ano – Inovação Social Coletiva, criada para dar maior visibilidade a modelos inovadores de colaboração e impacto coletivo.

A UTFPR é uma das participantes da rede com os pesquisadores do Campus Dois Vizinhos, Taciara Zborowski Horst, e de Santa Helena, Alessandro Samuel-Rosa. O grupo lidera a iniciativa de mapeamento espaço-temporal de recursos do solo brasileiro que vem sendo realizada a partir do reuso de dados abertos de solo providos pelo Repositório de Dados do Solo Brasileiro (FEBR), projeto de extensão tecnológica da Universidade.

O projeto também conta com a participação de estudantes de graduação da UTFPR como: de Engenharia Florestal do Campus Dois Vizinhos, David Oliveira Pontes; de Agronomia do Campus Santa Helena, Débora Kempner, Vitor Peruzzi e Beatriz de Oliveira; e de Ciência da Computação do Campus Santa Helena, Marcos dos Anjos.

“A Rede MapBiomas ainda disponibilizará, em breve, a primeira série temporal dos estoque de carbono no solo brasileiro. Essa informação será muito importante para calcular as emissões de gases de efeito estufa e alavancar os mercados de crédito de carbono no Brasil", completa Taciara Horst.

Para a pesquisadora, os dados obtidos pela rede podem auxiliar no desenvolvimento de várias políticas públicas. “Podem ser utilizados para proteger a biodiversidade e os povos da floresta, no combate ao desmatamento, no agronegócio, vigilância epidemiológica, entre outros”.

MapBiomas

O grupo de trabalho é formado por pesquisadores da rede (de universidades, representantes de ONGs e empresas de tecnologia) além de cientistas de solo brasileiro da UTFPR e da USP. O objetivo é resgatar dados históricos e a cobertura espacial e temporal de dados abertos de terra no Brasil, Indonésia e territórios sensíveis da América do Sul, e fazer com que ele seja disponível para acesso livre por qualquer pessoa.

Segundo os pesquisadores, esta é a plataforma mais completa, atualizada e detalhada base de dados espaciais de uso da terra, disponível no mundo. Além disso, todos os dados, mapas, métodos e códigos do MapBiomas são disponibilizados de forma pública e gratuita.

O MapBiomas utiliza ferramentas como sensoriamento remoto, computação em nuvem e aprendizado de máquina, o qual oferece uma completa série de mapas anuais de cobertura e uso da terra no Brasil: com 25 classes mapeadas desde 1985 em uma escala de 30 m de resolução, entre outros produtos de mapeamento.

Laboratório de Pedometria

O GT Solos do Campus Santa Helena realiza seus trabalhos e pesquisas no Laboratório de Pedometria. Coordenado pelo professor Alessandro Samuel-Rosa, o laboratório é o mantenedor do Repositório FEBR e atua no resgate e compartilhamento de dados de solo de todo Brasil.