Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Parcerias com laboratório garantem investimentos em projetos P&D

Parcerias com laboratório garantem investimentos em projetos P&D

Inteligência Artificial

Projetos do Lamia do Campus Santa Helena unem conhecimento técnico científico da universidade com o mercado
publicado: 25/05/2023 08h48 última modificação: 29/05/2023 09h59
Alguns dos pesquisadores do Laboratório no Campus Santa Helena

Um projeto criado no Laboratório de Aprendizado de Máquina e Imagens Aplicados à Indústria (Lamia) do Campus Santa Helena desenvolveu uma tecnologia para auxiliar uma empresa, através de uma ferramenta de inteligência artificial, a avaliar sinistros através de fotos. A iniciativa faz parte do projeto na modalidade de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a empresa Cilia e, com a tecnologia, que teve suas pesquisas iniciadas em 2021, já foram levantados pela empresa mais de R$ 100 milhões em investimentos.

Desenvolvido com a estrutura do Lamia, o sistema realiza, além da avaliação de sinistros, orçamentos, incluindo a precificação de danos externos e internos, exclusivamente por fotos.

Essa parceria entre a UTFPR e a empresa Cilia compõe um dos maiores projetos de P&D do Lamia e conta com a participação de 16 pessoas incluindo professores, alunos e profissionais da empresa parceira.

Segundo coordenador do Lamia, professor Thiago Naves, o projeto une o conhecimento técnico científico da universidade com o mercado, construindo tecnologias de Inteligência Artificial de ponta. “Num projeto com investimento e responsabilidade deste porte, conseguimos valorizar o conhecimento dos professores, preparar os alunos para serem profissionais com competências disruptivas, além de trazer para a universidade brasileira uma realidade de projetos junto ao mercado que lá fora já é explorada há muito tempo", completa.

O Lamia vem conseguindo aumentar sua capacidade de negociar projetos com empresas graças à parceria firmada com o Centro de Excelência em IA (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), que é uma Unidade Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). A Embrapii é uma organização qualificada pelo Poder Público Federal que apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. Os projetos dispõem de uma contrapartida financeira da empresa e uma outra da Embrapii.

Lamia

O objetivo do Laboratório é produzir conhecimento acadêmico e soluções para a indústria através de pesquisas direcionadas. As abordagens utilizam Ciência de Dados e Visão Computacional na criação de aplicações voltadas para as empresas e indústrias do Brasil. Em 2020 foi feita a primeira transferência tecnológica de um produto do laboratório, a plataforma de monitoramento inteligente da COVID-19.

O coordenador Thiago Naves ressalta que as empresas procuram o Laboratório para o desenvolvimento de tecnologias de IA que possam alavancar o seu modelo de negócio, "As empresas buscam soluções que utilizam as tecnologias e arquiteturas mais recentes e que precisam ser customizadas e validadas através de uma abordagem técnico científica e dentro da demanda da empresa, o que ela não encontra no próprio mercado de trabalho e sim na universidade", completa.