Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > UTFPR conquista sua sexta carta de patente verde

UTFPR conquista sua sexta carta de patente verde

publicado: 07/07/2017 11h57 última modificação: 05/12/2017 15h55

A UTFPR conquistou mais uma carta de patente verde junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O invento intitulado "Sistema Biológico Automatizado para Eliminação do Odor das Emissões Gasosas de Atividades Comerciais Poluidoras" foi produzido pela equipe do professor Marcelo Prado, do Câmpus Curitiba.

O sistema desenvolvido leva a fumaça da chaminé de estabelecimentos comerciais para dentro de aquários com algas. Esses organismos atuam na transformação dos poluentes em elementos para sua própria nutrição. O estudo foi realizado em conjunto com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Durante a pesquisa, também foi verificado o potencial das algas para a extração de biocombustível. "Elas [microalgas] possuem o mais elevado rendimento para a extração de óleo vegetal, tornando-se uma excelente alternativa para a extração de óleo para biocombustíveis, por exemplo, devido à sua elevada densidade de lipídios se comparada com oleaginosas como canola, soja, palma e girassol", comenta o Prado.

A pesquisa foi desenvolvida nos laboratórios de Pesquisa Relacionada à Biomassa e Bioenergia de Estudos Avançados em Química Ambiental (Câmpus Curitiba - Sede Ecoville) e envolveu alunos do curso de Tecnologia em Processos Ambientais e dos programas de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e em Bioenergia. Esta é sexta patente verde conquistada pela Agência de Inovação da UTFPR.

Atualizado em 25/04/2017