Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Pesquisa identifica espécies botânicas em bosque do Câmpus

Pesquisa identifica espécies botânicas em bosque do Câmpus

Medianeira

publicado: 05/04/2019 08h52 última modificação: 31/10/2022 09h15
Professora Carla com um de seus alunos analisando uma das espécies do bosque

Uma pesquisa desenvolvida pelos alunos de Engenharia Ambiental do Câmpus Medianeira, Aline Lujan da Silva e Matheus Damasio Thrun, resultou no inventário florestal do bosque da universidade. A área é de 5500 m2, é remanescente da Mata Atlântica e está localizada nas proximidades da instituição, com o propósito de gerar subsídios a projetos de restauração ambiental e educação ambiental.

Os alunos identificaram e mediram 353 árvores de 60 espécies, pertencentes a 26 famílias botânicas. Com isso, foi possível mensurar o índice de diversidade biológica do parque, tão importantes para conservação ambiental e manutenção de espécies nativas da flora regional, como a peroba-rosa, figueira, cedro, angico, canela, louro-pardo e jacaratiá.

Além disso, os resultados contribuirão para a conservação da fauna existente, uma vez que os animais que vivem no bosque usam o local para repouso, alimentam-se dos frutos de 70% das espécies nativas e, com isso, contribuem para a regeneração florestal, através do descarte e distribuição de sementes, após o consumo.

A pesquisa foi orientada pelas professoras Carla Daniela Câmara e Larissa Sabbi. Carla explicou que o grupo pretende transformar o bosque em um laboratório ao ar livre. “Nosso próximo passo é a elaboração de uma trilha interpretativa, dentro do bosque, para visitação e estudos dos alunos. Assim, o local pode ser considerado um laboratório ao ar livre, para o ensino de Ciências, Ecologia, Botânica, Zoologia e disciplinas afins, por meio do contato com distintas características do ecossistema florestal”, completa.

O trabalho também contou com a orientação do pesquisador do Instituto Florestal de São Paulo, Roque Cielo Filho, responsável pela identificação das espécies.