Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Pesquisa premiada cria ambiente industrial composto por robôs
conteúdo

Notícias

Pesquisa premiada cria ambiente industrial composto por robôs

Robótica

Dissertação ganha prêmio de segundo melhor trabalho de mestrado em robótica do Brasil
publicado: 06/12/2021 09h09 última modificação: 31/10/2022 09h47
Foto montagem: Decom

Foto montagem: Decom

Você já imaginou um local industrial inteiro funcionando apenas com robôs? Essa é a proposta da "ARENA - Plataforma para Experimentação de Sistemas Multi-Robôs em Ambientes Industriais". O estudo foi o tema de mestrado do então aluno (atualmente no doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (Cpgei) do Campus Curitiba, Marcelo Limeira, com orientação do professor André Schneider de Oliveira. A dissertação ganhou o prêmio de segundo melhor trabalho de mestrado em robótica do Brasil, durante o Robótica 2021, considerado o maior evento de Robótica da América Latina, realizado em outubro. 

Segundo o pesquisador, a Arena consiste em uma plataforma de experimentação, em escala reduzida, para sistemas multirrobôs em ambientes industriais. Ela reproduz todo o ambiente industrial com mini robôs autônomos com sensores virtuais, os quais permitem a percepção do ambiente e elementos virtuais através da realidade aumentada. “Estes elementos permitem a reprodução de aspectos dinâmicos como a movimentação de mercadorias e visualização gráfica dos sensores”, explica Marcelo Limeira.

De acordo com a pesquisa, os sistemas com múltiplos robôs (MRS - Multi-Robot Systems) têm sido aplicados no setor industrial de forma extremamente eficaz, sobretudo em armazéns inteligentes, aumentando a eficiência e reduzindo os custos de operação. Grande parte dos projetos desenvolvidos são validados apenas em simuladores virtuais, dificultando a implementação destes sistemas em aplicações reais devido à sua incapacidade de reproduzir de forma fiel todas as variáveis presentes no mundo real.

“Este trabalho apresenta um ambiente para experimentação de comportamentos avançados em armazéns inteligentes, permitindo a experimentação de sistemas com múltiplos robôs (MRS), interconectados, cooperativos e interagindo com elementos virtuais. O conceito de ARENA introduz uma nova abordagem para experimentação realista e imersiva em ambientes industriais, com o objetivo de avaliar novas tecnologias alinhadas com a Indústria 4.0”, afirma o pesquisador.

O método proposto na pesquisa é gerenciado por um grupo de empilhadeiras autônomas, interconectadas, incorporadas por um enxame de micro robôs compatíveis com a arquitetura ROS (Robot Operating System). A realidade aumentada auxilia na movimentação de mercadorias e na adoção de determinados sensores, além da marcação do trajeto percorrido, divisão de áreas por cores e a marcação de posições específicas.

“Sensores de distância (LRF - Laser Range Finders) virtuais são projetados a partir de informações de uma câmera RGB-D global, posicionada sobre o ambiente, para melhorar a percepção do robô, permitindo detectar obstáculos e mapear o ambiente. Todas essas características deixam o ambiente muito próximo do necessário para a efetiva aplicação prática”, completa.

Robótica 2021

Além de Marcelo, o trabalho "Mobile robots: a study on sensing and perception systems" do pesquisador do mesmo programa, Marco Antonio Teixeira, foi premiado como o segundo melhor trabalho de doutorado em robótica do Brasil, no mesmo evento. Marco Teixeira foi orientado pelos professores André Schneider de Oliveira e Valéria Arruda.

Todas as pesquisas são realizadas no Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER) do Campus Curitiba.