Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Pesquisador está no projeto de "super" telescópio de partículas cósmicas

Pesquisador está no projeto de "super" telescópio de partículas cósmicas

Campus Medianeira

Professor do Campus Medianeira lidera equipe paranaense que participa da construção do primeiro observatório a detectar partículas cósmicas com energia entre 20 GeV e 300 TeV
publicado: 15/02/2022 10h33 última modificação: 31/10/2022 09h47
Exibir carrossel de imagens Imagem do observatório a ser instalado com os equipamentos (Foto: Divulgação)

Imagem do observatório a ser instalado com os equipamentos (Foto: Divulgação)

A construção de um “super telescópio” fará com que o projeto se transforme no primeiro observatório a detectar partículas cósmicas com energia entre 20 GeV e 300 TeV (raios gama - tipo de radiação eletromagnética de alta frequência e muito energética). A expectativa é de que o Cherenkov Telescope Array (CTA) alcance, dentro de cinco anos, dez vezes mais sensitividade e precisão do que os experimentos atualmente em operação. O trabalho está sendo feito por de uma rede de pesquisadores da área da astronomia do mundo todo e terá cerca de 100 telescópios do tipo Cherenkov distribuídos em dois sítios, um no Cerro Paranal, no Chile, e outro em La Palma, nas Ilhas Canárias, da Espanha.

No Paraná foi formada a rede de pesquisadores do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Fenômenos Extremos do Universo, lançado em setembro do ano passado. Com o apoio da Fundação Araucária (FA) e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o objetivo é participar da construção de equipamentos que formarão o grande telescópio. O projeto teve início com o aporte de R$ 1,053 milhão em investimentos do governo estadual.

Segundo o pesquisador do Campus Medianeira e coordenador do NAPI, Jaziel Goulart Coelho, o Cherenkov Telescope Array (CTA) será o mais importante experimento em astrofísica de partículas a operar nas próximas quatro décadas. Juntamente com a professora Rita de Cássia dos Anjos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a equipe paranaense está envolvida na construção dos telescópios de tamanho médio (MST) e que serão acoplados ao projeto final.

“O CTA tem o potencial de produzir mudanças de paradigmas sobre temas envolvendo o universo e física fundamental, garantindo a participação dos pesquisadores e estudantes das instituições paranaenses nas grandes descobertas científicas”, explica Jaziel.

Como será o projeto no Paraná?

Cada parte do telescópio foi projetada por uma instituição diferente no CTA e a integração e coordenação são feitas por uma equipe de engenheiros em DESY-Zeuthen, Berlim, Alemanha. Em 2011, o Brasil teve a tarefa de projetar e construir a estrutura de suporte da câmera (CSS).

A equipe de Berlim escolheu o design do CSS projetado no Brasil como o que melhor atenderia as solicitações dos telescópios do MST e saiu vitoriosa de uma competição com a França. Ao todo, o país tem o desafio de entregar 25 estruturas para o CTA, uma delas construída pelo grupo paranaense.

Por enquanto, além da inserção internacional com o CTA, o NAPI conta com a participação de pesquisadores da UTFPR, UFPR, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Da UTFPR, participam professores dos campi Medianeira, Guarapuava e Curitiba: Jaziel Coelho, Felipe Braga Ribas, Rubens Eduardo Garcia Machado, Antônio Carlos Amaro de Faria Júnior, Andre Fabiano Steklain e Alexandre José Tuoto Silveira Mello.

Para este ano, a equipe paranaense fará a contratação de mais dois pesquisadores de pós-doutorado para trabalharem nas frentes de pesquisa, além dos trabalhos da construção da estrutura que suportará a câmera.

CSS

css.png O CSS não é uma estrutura mecânica simples, pois ele será o suporte para um dispositivo óptico. As características mecânicas, térmicas e vibracionais devem ser bem controladas para garantir a estabilidade da imagem a ser captada pelo telescópio.

A estrutura terá cerca de 16 metros e o dispositivo ajustará a posição da câmera (2,5 toneladas) em três eixos para posicioná-la com precisão da ordem dos milímetros. Toda a estrutura do telescópio médio pesará cerca de 60 toneladas.

Segundo o professor Jaziel Coelho, é provável que a estrutura a ser construída no Paraná seja instalada em La Palma, nas Ilhas Canárias.