Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Pesquisadores alertam para contaminação na bacia do Rio Jirau Alto

Pesquisadores alertam para contaminação na bacia do Rio Jirau Alto

Dois Vizinhos

publicado: 04/12/2018 08h45 última modificação: 04/12/2018 08h45
Pesquisadores realizam testes na água colhida da Bacia

Uma pesquisa realizada por servidores do Câmpus Dois Vizinhos traz uma alerta importante para a população residente da bacia do Rio Jirau Alto, na região Sudoeste do Paraná. Segundo os pesquisadores, todo o rio apresenta indícios de contaminação por substâncias potencialmente mutagênicas (que podem causam mutação) e genotóxicas (que podem quebram o DNA) e, esta situação se acentua no verão.

A pesquisa foi coordenada pelos professores Elton Oliveira e Nédia Ghisi, do curso de Ciências Biológicas, com auxílio de alunos de graduação e de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da UTFPR. Pesquisas semelhantes já haviam sido realizadas por estes pesquisadores nas cidades de Campo Mourão e Maringá, região Norte do Paraná.

Nos estudos, durante um ano e meio, foram avaliados os peixes que habitam o rio. Nestes animais foram testadas as taxas de mutação e danos genéticos, nas células de sangue e fígado. As pesquisas foram feitas em quatro pontos ao longo do rio, desde a nascente até a foz.

Os pesquisadores esperavam que as condições da cabeceira do rio estivessem mais preservadas, já que ali é realizada a coleta de água para a população urbana. No entanto, verificou-se que todo o rio apresenta indícios de contaminação por substâncias com potencial mutagênico e genotóxico.

Os pesquisadores relatam que esta é uma situação preocupante, já que a população humana que faz uso desta água pode estar exposta aos mesmos riscos impelidos a estes animais. Pesquisas anteriores já haviam demonstrado preocupação com a qualidade do rio Jirau, castigado pela supressão da mata ciliar das áreas de preservação permanente e reserva legal, e também pelo assoreamento dos córregos e nascentes que o abastecem.

Ao final do projeto, os resultados foram publicados na revista científica internacional ‘Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology’ (Boletim de Contaminação Ambiental e Toxicologia) com o artigo intitulado “Waterborn Genotoxicity in Southern Brazil Using Astyanax bifasciatus (Pisces: Teleostei)”, ("Genotoxicidade por águas no Sul do Brasil usando Astyanax bifasciatus (Peixes: Teleostei)).