Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Pesquisadores são pioneiros na publicação IOP Science
conteúdo

Notícias

Pesquisadores são pioneiros na publicação IOP Science

Metalurgia

publicado: 28/09/2017 09h25 última modificação: 05/12/2017 16h16

Um estudo feito por três pesquisadores da UTFPR - os professores do Departamento Acadêmico de Mecânica do Câmpus Curitiba, Giuseppe Pintaúde e Carlos Henrique da Silva, e o professor de Engenharia Mecânica do Câmpus Londrina, João Luiz do Vale - foi publicado na Surface Topography: Metrology and Properties, da IOP Science, no dia 19 de setembro. Esta é a primeira vez que a publicação divulga estudos feitos por pesquisadores brasileiros. 
 
A pesquisa intitulada “Efeito da grafita na ocorrência de metal dobrado em superfícies brunidas de ferro fundido cinzento e vermicular” faz contribuições importantes para a indústria de fundição quanto à redução de peso de componentes de motores, gerando um menor número de defeitos superficiais após a etapa de usinagem (brunimento) da sua fabricação.
 
Comparando o ferro vermicular com o ferro fundido cinzento na fabricação de cilindro foi comprovado que as indústrias podem continuar a investir na fabricação de blocos de paredes mais finas, o que ajudaria a reduzir o consumo de combustível, além de problemas com a chamada “ocorrência de metal dobrado”.
 
A pesquisa foi apoiada pela multinacional brasileira do ramo de metalurgia, Fundição Tupy, através de um convênio firmado em 2015. A Fundição Tupy é uma importante e constante parceira do Grupo de Pesquisas em Materiais, Tribologia e Superfícies do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) do Câmpus Curitiba.