Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Plataforma obteve transferência de tecnologia e registro de patente

Plataforma obteve transferência de tecnologia e registro de patente

Santa Helena

O Data-Covid foi desenvolvido no Campus Santa Helena durante o início da pandemia
publicado: 25/01/2022 10h44 última modificação: 31/10/2022 09h47
Imagem da plataforma em funcionamento (Foto montagem: Decom)

A plataforma de monitoramento inteligente da Covid, Data-Covid, desenvolvida no Campus Santa Helena durante o início da pandemia,já é comercializada com municípios do Paraná e obteve o registro de patente de software emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O Data-Covid é uma plataforma de monitoramento com dados de inteligência artificial e que utiliza uma tecnologia inédita com análise de bairros, geolocalização de habitantes por GPS e predição de leitos, desenvolvida para auxiliar cidades na tomada de decisão durante o combate à Covid-19.Os dados contêm desde casos confirmados, óbitos, recuperados, quantitativo de leitos ocupados, número de vacinados, com perfil etário, demográfico e geográfico.

Os projetos são desenvolvidos no Laboratório de Aprendizado de Máquina e Imagens Aplicados à Indústria (Lamia), coordenado pelo professor Thiago Naves, juntamente a equipe de Ciência de Dados formada pelos alunos Nathalia Motta, Jecé Xavier, Hugo Freitas e Guilherme Yoshida.

“O sistema auxilia na tomada de decisões dos governantes com relação às ações perante a doença. Ela foi fundamental para que a Secretaria de Saúde criasse novas vagas de UTI na Macrorregional Leste quando a doença demonstrava avanço, por exemplo”, explica o pesquisador Thiago Naves.

A transferência tecnológica já foi acordada com os municípios de Campo Mourão, Toledo e Amenorte (Associação de municípios do norte do Paraná), gerando mais de R$ 25 mil para a UTFPR e ao Lamia.

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento de nossa tecnologia, desenvolvida por nossos alunos. Para o Lamia, que possui em sua missão a aproximação com a indústria e mercado, esses resultados são importantes e nos ensinam muito como valorizar nossa produção. Cada município assinou contrato de um ano de uso da plataforma e, com isso, já estamos negociando novos projetos aplicados com estes e novos parceiros”, completa o coordenador.

A plataforma pode ser vista em funcionamento pelo vídeo no canal do Youtube do Lamia.