Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Projeto de laboratório de Santa Helena ganha o Prêmio Inova Oeste

Projeto de laboratório de Santa Helena ganha o Prêmio Inova Oeste

Inteligência Artificial

publicado: 16/12/2021 10h08 última modificação: 31/10/2022 09h47
Professor Thiago Naves na cerimônia de premiação (Foto: Acervo pessoal)

O Laboratório de Aprendizado de Máquina e Imagens Aplicados à Indústria (Lamia) do Campus Santa Helena ficou em primeiro lugar no Prêmio Inova Oeste 2021. O anúncio foi feito no dia 01 de dezembro, durante o 2º Link SRI Iguasse Valley – Open Innovation 2021, em Medianeira, e a entrega do prêmio foi feita ao coordenador do Lamia, Thiago Naves. O Laboratório da UTFPR ficou na liderança na categoria Inovação Organizacional, Instituições de Ensino e Pesquisa.

O Lamia foi um dos trezes convidados a participarem como instituições de apoio as empresas âncoras e startups, com expertise em Inteligência Artificial aplicada. O projeto vencedor do laboratório foi o Programa Bolsa Lamia e Empresas de Tecnologia. Neste programa, as empresas pagam bolsas para alunos do laboratório que os indica para um estágio na empresa ao final dos projetos de pesquisa. “Com isso, o aluno já sai do curso como um profissional capacitado como Júnior em Machine Learning”, explica o coordenador Thiago Naves.

Segundo ele, o programa de bolsas existe devido à proximidade do laboratório com empresas e projetos com demandas reais. “Identificamos a necessidade por profissionais de I.A no mercado, por isso, esse projeto é tão importante. A demanda está tão grande que, hoje, no programa, nos faltam mais alunos para novas empresas que querem participar desta parceria. Já estamos captando alunos de diferentes campi da UTFPR no modelo híbrido do Lamia e, em breve, queremos contar com mais orientadores também”, finaliza o pesquisador Thiago Naves.

O prêmio

O objetivo do prêmio Inova Oeste é reconhecer os esforços, soluções e resultados inovadores em organizações públicas e privadas do Oeste do Paraná, por meio do Programa Oeste em desenvolvimento, com o apoio do Sebrae e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

O Lamia concorreu na categoria com outros dois finalistas: o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Descomplica UniAmérica.