Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Projetos da UTFPR são finalistas do Prime 2023

Projetos da UTFPR são finalistas do Prime 2023

Os trabalhos desta última etapa são dos campi Apucarana e Dois Vizinhos
publicado: 08/11/2023 09h02 última modificação: 10/11/2023 08h19
Exibir carrossel de imagens Reitor Marcos Schiefler participou da entrega da premiação (Foto: acervo pessoal)

A UTFPR é a instituição com mais projetos finalistas do programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) de 2023. Neste ano, cada finalista receberá R$ 200 mil para o desenvolvimento das suas soluções inovadoras. Os certificados foram entregues na última segunda-feira (6), na abertura da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência 2023, em Londrina, com a participação do reitor Marcos Schiefler.

Um dos projetos aprovados para a fase final da Instituição e classificado na segunda colocação é o do professor do Campus Apucarana, Murilo Pereira Moisés, e está relacionado ao tratamento de resíduos industriais gerados no processo de galvanização, método que aplica uma camada protetora em superfície metálica para aumentar a durabilidade e a resistência do material à corrosão. O estudo alcançou eficiência de 99,9% na remoção de metais pesados, resultando em um material sólido que pode ser utilizado na purificação de água e na captura de dióxido de carbono. O professor também é um dos integrantes do projeto finalista (terceira colocação) que propõe a remoção de poluentes em resíduos industriais líquidos, por meio de hidrocarvões produzidos a partir do beneficiamento de bitucas de cigarro, desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A tecnóloga em Alimentos do Campus Dois Vizinhos, Silviane Aparecida Tibola, foi selecionada em quinto lugar com o projeto Queijos Cumbuca, voltado para a indústria de laticínios e que consiste em um dispositivo para moldar os queijos em forma de recipiente para adição de outros alimentos, como massas, caldos e risotos.

Os demais finalistas, além da UTFPR e UEM, são da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). As pesquisas deste ano abrangem as áreas de energias renováveis, agricultura e agronegócios, biotecnologia e saúde.

Prime

O Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e tem como objetivo transformar o resultado de pesquisas científicas em novos negócios, produtos e serviços para o mercado, em benefício da sociedade.

Em 2022, os professores  do Campus Santa Helena, Glauco Miranda, e o professor do Campus Pato Branco, Péricles Inácio Khalaf, estavam entre os cinco finalistas da edição do programa.

Com informações AEN