Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Divulgação Científica > Pesquisa fica entre as três melhores em Congresso internacional

Pesquisa fica entre as três melhores em Congresso internacional

Falhas em máquinas

Estudo sobre falhas em rotor de motor fica entre os três melhores em Congresso Internacional e foi realizado por pesquisadores do Campus Cornélio Procópio e da Universidad de Valladolid (Espanha)
publicado: 27/10/2023 11h54 última modificação: 27/10/2023 11h56
Exibir carrossel de imagens Os pesquisadores Alessandro Goedtel (UTFPR) e Konstantinos Gyftakis (Grécia) durante a apresentação do trabaho

Um trabalho desenvolvido durante o doutorado do pesquisador Programa de Pós-Graduação Associado em Engenharia Elétrica (PPGAEE) do Campus Cornélio Procópio, Ruhan Pontes Policarpo de Souza, participante do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com a Universidad de Valladolid (Espanha) foi premiado como um dos três melhores apresentados no International Symposium on Diagnostics for Electric Machines, Power Electronics and Drives (IEEE SDEMPED).

Com o título "Detecção de falha de quebra de barras utilizando harmônicos triplos em motores de indução conectados em delta" (Broken rotor bar fault detection using odd triplets harmonics in delta-connected induction motors) o artigo foi exibido no evento realizado no final do mês de agosto, na Grécia, e foi apresentado pelo professor do Campus Alessandro Goedtel. Além dos dois pesquisadores, o trabalho teve a participação do professor da UTFPR, Cristiano Agulhari, e três da Universidad de Valladolid, Daniel Morinigo-Sotelo, Vanesa Fernandez-Cavero e Óscar Duque-Perez.

Os estudos identificaram novas contribuições para detectar indicadores de falhas no rotor (componente giratório) de um motor de indução. Segundo os pesquisadores, essa falha possui uma dinâmica característica, e que pode ser observada pelo sinal de corrente.

“Nós monitoramos o sinal de corrente, realizamos diversas análises, e verificamos a presença de componentes harmônicas. Assim, por meio da análise destas componentes, suas características específicas (frequência, amplitude, por exemplo), podemos inferir o estado de "saúde" do motor, se ele está saudável, ou se possui a falha de rotor”, explica Ruhan Pontes.

O pesquisador complementa que com a identificação de falhas de forma prematura, o desempenho dos processos que utilizam o motor pode ser aprimorado. “Um motor com falha pode prejudicar o processo ao qual está inserido de diversas maneiras, seja pela sua parada inesperada, seja pelo seu desempenho abaixo do esperado, pela degradação do processo, oscilações de velocidade, vibrações, ruído, etc. Assim, é desejável que um motor, em caso de falha, seja detectado o mais rápido possível, permitindo com que uma correção/manutenção eficaz seja realizada”.

Os motores de indução são muito utilizados em indústrias, em sistemas de tração de veículos (trens e carros elétricos), bombas, ventiladores, entre outros.

“Se pudéssemos fazer uma analogia (apenas para exemplificar), seria algo similar a realização de um eletrocardiograma em um paciente. Realiza-se a aquisição de sinais, analisa-se componentes e características especificas deste sinal, para então obter um diagnóstico do estado do paciente, (no nosso caso, o paciente é o motor)”, explica.

O simpósio internacional é realizado a cada dois anos, e é considerado um dos maiores na área de diagnóstico de falhas em máquinas elétricas e sistemas de acionamento, reunindo pesquisadores de 33 países.