Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Doutorandos de 14 PPGs podem concorrer a bolsas para estágio no exterior

Doutorandos de 14 PPGs podem concorrer a bolsas para estágio no exterior

Doutorado Sanduíche

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 28 de fevereiro
publicado: 09/02/2023 12h40 última modificação: 09/02/2023 13h06
Doutorandos poderão realizar estágio doutoral no exterior com bolsa da Capes (Foto: Decom)

Estão abertas até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o Edital PROPPG nº 06/2023, referente à seleção interna para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes. O processo de seleção é destinado a doutorandos de 14 programas de pós-graduação (PPGs) de cinco campi. Os aprovados poderão receber bolsa de Doutorado Sanduíche por um período de seis a 10 meses para realizar estágio doutoral no exterior, com início entre setembro e novembro deste ano.

Os 14 PPGs participantes do edital são: Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI), Tecnologia e Sociedade (PPGTE), Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM), Engenharia Civil (PPGEC), Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), Planejamento e Governança Pública (PPGPGP) e Sustentabilidade Ambiental e Urbana (PPGSAU), do Campus Curitiba; Bioinformática (PPGAB) e Engenharia Elétrica (PPGAEE), do Campus Cornélio Procópio; Zootecnia (PPGZ), do Campus Dois Vizinhos; Agronomia (PPGAG) e Desenvolvimento Regional (PPGDR), do Campus Pato Branco; e Engenharia de Produção (PPGEP), do Campus Ponta Grossa.

Estão disponíveis um total de 14 bolsas, uma para cada programa, sendo que as não utilizadas por PPGs poderão ser remanejadas para outros. Os benefícios incluem mensalidades, auxílio deslocamento, auxílio instalação, auxílio seguro-saúde e, quando for o caso, adicional localidade. Os valores observarão as normas estabelecidas pela Capes e taxas administrativas e acadêmicas, taxas de bancada e adicional dependente não estão inclusos.

Podem concorrer às bolsas os alunos regularmente matriculados em curso de doutorado acadêmico ou profissional com nota igual ou superior a quatro na última Avaliação Quadrienal da Capes; que comprovem qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados, ou desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil; e que possuam o nível de proficiência na língua estrangeira conforme as regras do Edital nº 44/2022 da Capes, referente ao PDSE. Além disso, é necessário atender no momento da inscrição os requisitos presentes no edital da PROPPG.

Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail com assunto “Inscrição Edital Bolsas PDSE - 2023 – Nome do candidato” para seus respectivos PPGs até 28 de fevereiro. As propostas devem ser submetidas em um único arquivo PDF de no máximo 5mb, com formulário de inscrição e documentos comprobatórios exigidos pelo Edital PROPPG nº 06/2023.

A avaliação das inscrições será feita pela Comissão de Seleção de Bolsista do PPG e por um representante discente. Para isso, serão considerados aspectos como nível de excelência da universidade estrangeira, a qualificação do candidato com comprovação do desempenho acadêmico e potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior, a pertinência do plano de pesquisa no exterior com o projeto de tese e sua exequibilidade dentro do cronograma previsto, entre outros presentes no edital.

A divulgação do resultado preliminar será feita pelo próprio PPG até o dia 07 de março. O resultado final será divulgado pela PROPPG até 13 de março.

PDSE/Capes

Após a aprovação no Edital PROPPG nº 06/2023, o candidato deverá se inscrever no sistema da Capes, com preenchimento do formulário de inscrição online e envio de documentação obrigatória, entre 15 de março e 03 de abril. Em seguida, a Capes realizará uma análise técnica das candidaturas a partir de 18 de abril. A publicação da relação de aprovados na análise documental acontecerá a partir de 22 de maio e as cartas de concessão serão emitidas a partir de 29 de maio. O edital da Capes que regulamenta esta seleção é o de nº 44/2022.

O PDSE é um programa institucional da Capes com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado sanduíche às instituições de ensino superior que possuam curso de doutorado reconhecido pelo sistema federal.

São objetivos do programa: complementar e expandir as possibilidades de formação ofertadas pelos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil; oferecer oportunidades para a atualização de conhecimentos técnicos, científicos, tecnológicos e acadêmicos; ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre a comunidade acadêmica que atua no Brasil e no exterior; ampliar o acesso da comunidade acadêmica brasileira aos centros internacionais de excelência; proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira; promover a reflexão sobre a base curricular dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros ao proporcionar aos bolsistas o contato com currículos de cursos de excelência no exterior; fortalecer os programas de pós-graduação stricto sensu e o intercâmbio entre instituição de ensino superior e grupos de pesquisa brasileiros e internacionais; estimular a adoção de novos modelos de gestão da pesquisa por parte dos discentes brasileiros; e auxiliar no processo de internacionalização do ensino superior, bem como da ciência, tecnologia e inovação brasileiras.