Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Editora da UTFPR lança livro sobre sistemas elétricos de potência

Editora da UTFPR lança livro sobre sistemas elétricos de potência

EDUTFPR

publicado: 17/12/2019 16h58 última modificação: 31/10/2022 10h01
Exposiçaõ de obras já editadas pela EDUTFPR (Foto: Divulgação)

A Editora da UTFPR (EDUTFPR) realiza nesta quarta-feira (18) a sessão de lançamento do livro Sistemas Elétricos de Potência, de  Arlei Bichels. O evento acontece às 17h30 no hall Nilo Peçanha, na Reitoria da Universidade.

A obra trata sobre os modelos matemáticos dos diversos componentes do sistema elétrico, utilizados pelos programas computacionais essenciais para a análise de sistemas elétricos de potência. O objetivo do livro é introduzir os conceitos básicos do assunto, apresentando a teoria fundamental, os modelos matemáticos dos componentes e os métodos utilizados para a solução do equacionamento formulado. Além disso, são demonstrados exemplos de aplicação prática das informações teóricas apresentadas na obra.

O livro é de autoria de Arlei Bichels. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal de Itajubá, Bichels foi professor do então Cefet-Pr, onde lecionou Sistemas Elétricos de Potência e Linhas de Transmissão. Atuou ainda na Companhia Paranaense de Energia, na Tradener Ltda. e como consultor na SisEletro - Consultoria em Engenharia em Sistemas Elétricos.

Sobre a EDUTFPR

Criada em 2002, a Editoria da UTFPR edita, coedita, divulga e comercializa obras que atendam às atividades de pesquisa, ensino e extensão, da comunidade interna e externa, e documentos institucionais produzidos pela UTFPR. Possui um catálogo que abrange diversas áreas do conhecimento, das engenharias às ciências sociais aplicadas.