Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Editora reúne reflexões sobre Jornalismo em nova obra com selo ABI

Editora reúne reflexões sobre Jornalismo em nova obra com selo ABI

Publicação está disponível no catálogo da EDUTFPR em formato e-book
publicado: 29/06/2023 09h18 última modificação: 29/06/2023 09h18
Foto montagem: Decom

Neste mês de junho, a Editora da UTFPR (EDUTFPR) fez o lançamento de mais uma obra: Múltiplas vozes: perspectivas jornalísticas. Organizado pelas autoras Maria Luiza Busse e Maurini de Souza, o livro, em formato de e-book, reúne relatos de jornalistas com mais de 40 anos de experiência sobre suas reflexões sobre o jornalismo nas áreas de tecnologia, artes, política, economia e educação.

O livro é a primeira publicação a receber o Selo ABI, da Associação Brasileira de Imprensa, e foi feito em parceria entre a instituição e a UTFPR.

“A parceria entre UTFPR e ABI é um exemplo de possibilidades entre grandes instituições brasileiras. Um livro que reúne jornalistas experientes de vários lugares do país, com temas diversos sobre o Brasil, é um presente para a sociedade”, afirma Maurini de Souza.

Para a professora Maurini, as duas instituições, nesta publicação, demonstraram o intuito de participar da vida pública do país, em todo e qualquer momento em que “a falsa informação queira sobrepor-se, em quaisquer meios, à comunicação responsável e que sustenta a democracia”.

Segundo Maria Luiza Busse, o primeiro livro do Selo ABI é uma obra coletiva e que só foi possível de realizar com a colaboração efetiva da UTFPR. “Isso confirma a importância da universidade pública e da existência da ABI, entidade comprometida com as causas públicas relacionadas à soberania nacional e aos internacionalismos que tratam das liberdades que dizem respeito à propagação da verdade dos fatos. O livro traduz o esforço concentrado de reunir informação e conhecimento, pilares básicos para a formação e consolidação de uma sociedade com autonomia para escrever sua própria história”, completa Maria Busse.

O livro está disponível no catálogo da Editora.

Sobre as autoras

Maria Luiza Franco Busse é jornalista e semióloga e, atualmente, é a diretora de Cultura e Lazer da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Maurini de Souza é jornalista, professora da UTFPR e, atualmente, é a diretora de Gestão da Comunicação da Universidade Tecnológica.

Editora UTFPR

Editora da UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. O catálogo completo está disponível no e-commerce da EDUTFPR.