Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Editora UTFPR lança livro com produções de estudantes

Editora UTFPR lança livro com produções de estudantes

Matemática

Publicação reúne reflexões feitas por alunos que cursaram a disciplina Didática da Matemática
publicado: 17/08/2021 14h59 última modificação: 31/10/2022 09h33
Livro está disponível gratuitamente no formato e-book (Foto: Decom)

A Editora UTFPR lançou em maio, no formato e-book, o livro “Didática da Matemática: a organização da disciplina e a produção dos licenciandos”. Organizada pelas professoras Maria Lucia Panossian e Luciana Schreiner de Oliveira, do Campus Curitiba, a publicação reúne reflexões sobre a prática de sala de aula feitas por alunos que cursaram a disciplina Didática da Matemática no segundo semestre de 2016. Uma versão impressa também está prevista para ser lançada em 2022.

O livro é destinado a estudantes de licenciatura, professores da educação básica e da área de Matemática. Além do prefácio e da apresentação, são disponibilizados cinco capítulos que apresentam abordagens didáticas de conceitos matemáticos na perspectiva dos licenciandos. São tratados assuntos como história da matemática, números romanos, números complexos, uso de registro escrito para alunos com deficiência visual e de material manipulativo em aulas de matemática no Ensino Médio.

Todo o material que compõe a obra foi produzido durante um semestre letivo da disciplina Didática da Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Curitiba da UTFPR. “Durante a disciplina, os licenciandos fizeram alguns questionamentos: 'Como ensinar matemática para alunos cegos?' , 'Como a história da matemática é abordada em livros didáticos?' e ' Por que ensinar números romanos?', entre outros, e foram então desafiados a aprofundar o estudo sobre o tema escolhido”, conta Maria Lucia.

A ideia do livro surgiu quando a professora, ao receber o material para avaliação dos alunos na disciplina, notou a qualidade do que foi produzido. “Os licenciandos foram então consultados e os que manifestaram interesse na publicação foram instruídos a buscar um professor orientador para revisão, aprofundamento do material e coautoria”, explica.

Para Maria Lucia, o mais relevante no processo de publicação foi a apropriação do conhecimento pelos alunos durante as pesquisas sobre as temáticas abordadas; a constante revisão e aprofundamento do conteúdo por parte dos estudantes, que também puderam aperfeiçoar sua escrita; e a parceria entre professores para garantir a formação dos licenciandos autores. “É isto que se espera de futuros professores: questionamentos constantes sobre o que ensinar, para quem ensinar e como ensinar. E a Didática da Matemática, como disciplina, contribui para as reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática”, avalia a professora, satisfeita com o resultado.

Os interessados no livro “Didática da Matemática: a organização da disciplina e a produção dos licenciandos” podem fazer o download gratuito do e-book no site do Repositório Institucional da UTFPR. Já quem prefere a versão impressa pode aguardar o lançamento previsto para 2022, com uma tiragem de 300 exemplares. A venda será feita via e-commerce da Editora UTFPR, a ser disponibilizado em breve.

Mais sobre a Editora UTFPR
A Editora UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais.