Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Educação aberta é tema de seminário na UTFPR

Educação aberta é tema de seminário na UTFPR

EaD

publicado: 27/11/2018 09h51 última modificação: 27/11/2018 09h51
Seminário de Educação Aberta da UTFPR (Foto: Decom)

Com o objetivo de discutir novas práticas e o futuro da educação aberta, a UTFPR realiza nesta terça (27) e quarta-feira (28), no Miniauditório do Câmpus Curitiba, mais uma edição do Seminário de Educação Aberta. O evento é gratuito e aberto a professores, alunos e demais interessados na temática.

Durante a abertura do evento, a vice-reitora Vanessa Ishikawa Rasoto destacou que o Seminário contribui para a construção de uma UTFPR de excelência rumo à classe mundial. “Significa, então, entrarmos nos rankings internacionais de excelência e de gestão, da qualidade do ensino, das relações empresariais, do aumento do fator de impacto das nossas pesquisas, da extensão e da inovação.  Para fazermos isso, precisamos da contribuição da educação aberta”, destaca.

Para o assessor de Educação Aberta da Universidade, Carlos Eduardo Cantarelli, é preciso que as universidades estejam preparadas para esta nova modalidade de ensino: “Segundo o último censo do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Governo Federal], mais de 21% das matrículas do ensino superior já são de educação a distância. Dentro dessa perspectivas, a previsão é que, em 2023, teremos mais da metade das matrículas do ensino superior centradas na educação a distância. Isso, é claro, demandará um trabalho muito grande das instituições, principalmente das universidades públicas”.

Além de palestras, o Seminário também conta com minicursos sobre a produção de conteúdos voltados para o ensino a distância. Durante esta terça, serão realizados os minicursos de “Produção e Adequação de Linguagem para EaD” e “Recursos Tecnológicos e Gamificação em EaD”. Para a quarta, último dia do evento, estão programados mais dois minicursos: "Modelagem de Curso em Co-rubrica" e "Produção Audiovisual".