Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > EDUTFPR lança e-book sobre currículo e formação de professores

EDUTFPR lança e-book sobre currículo e formação de professores

Obra está disponível para ser baixada gratuitamente no site da Editora da UTFPR
publicado: 02/10/2023 15h06 última modificação: 02/10/2023 15h07
Livro é fruto de reflexões sobre currículo e formação docente (Foto: Freepik editada)

Professoras do grupo de pesquisa Transmutare, ligado ao Departamento de Educação (Deped) do Campus Curitiba da UTFPR, estão lançando pela Editora da UTFPR (EDUTFPR) o e-book “Currículo e formação de professores: considerações sobre o desenvolvimento profissional”. A obra é fruto de reflexões sobre currículo e formação docente realizadas em eventos organizados pelo grupo de pesquisa.

O livro conta com 20 capítulos selecionados a partir dos trabalhos apresentados no III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e no III Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, que aconteceram em 2018 com o tema “Currículo e formação docente”. Além disso, também estão presentes na obra as contribuições de dois conferencistas: Marli André e Armando Zambrano.

O objetivo central dos estudos reunidos no e-book é entender a formação e o desenvolvimento profissional docente levando-se em conta o currículo. Também busca refletir sobre as diretrizes atuais para a formação do professor.

De acordo com uma das organizadoras do livro, Marielda Ferreira Pryjma, as reflexões sobre currículo se acentuaram com a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, em julho de 2015. “Passamos a investigar o que está por trás das diretrizes, como está ocorrendo a formação dentro das universidades e como está ocorrendo a formação continuada dos professores nas escolas”, conta, acrescentando que a obra traz a contribuição dos principais pesquisadores do país na área de educação, formação e currículo.

Também organizadora do livro, Silvana Stremel explica que o pano de fundo de todo o conteúdo da obra está relacionado com a discussão sobre como as políticas educacionais que trazem definições curriculares têm se aproximado ou se distanciado de uma formação que atenda os anseios socioeducacionais e aquilo que se compreende como necessário para a educação.

Além de Marielda e Silvana, a pedagoga Jamile Cristina Bridi também participou da organização do livro.

A obra “Currículo e formação de professores: considerações sobre o desenvolvimento profissional” está disponível gratuitamente para download no formato e-book no e-commerce da editora. Para saber mais sobre o livro, assista a entrevista com as organizadoras no canal da EDUTFPR no YouTube.

Sobre a EDUTFPR

A EDUTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. Para acompanhar os lançamentos e novidades, siga o perfil da EDUTFPR no Instagram, assine a newsletter e visite o catálogo completo no e-commerce.