Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > EDUTFPR lança nova linha editorial com obra sobre o PPGTE

EDUTFPR lança nova linha editorial com obra sobre o PPGTE

PPGTE 25 anos

Publicação marca início de obras com temas históricos comemorativos da Editora
publicado: 10/03/2023 13h28 última modificação: 10/03/2023 13h28
Mesa de abertura do evento de lançamento do livro do PPGTE (Foto: Decom)

Editora da UTFPR (EDUTFPR) realizou o lançamento do livro “PPGTE 25 anos - histórias, conversas e imagens”, na última sexta-feira, dia 08. Com essa publicação, a EDUTFPR inaugura também uma nova linha editorial histórico-comemorativa de obras a serem organizadas pela Editora. O evento aconteceu no miniauditório do Campus Curitiba com a presença do reitor Marcos Schiefler, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Cláudia Xavier, e contou ainda com a aula inaugural feita pelo fundador do programa, João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos.

O livro apresenta um retrospecto do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) do Campus Curitiba e registra a trajetória de duas décadas e meia produzindo conhecimento na universidade pública. A obra é dividida em três seções: um breve histórico narrativo e documental das origens e formação do programa; um conjunto de reflexões dos palestrantes que apontam, sob sua ótica, as contribuições passadas, presentes e futuras do PPGTE para a sociedade; e algumas memórias imagéticas da história de 25 anos do PPG.

“A linha histórico-comemorativa de nossa política editorial é fundamental para a preservação da memória institucional da nossa universidade. Esse livro poderá inspirar outros programas e servidores a organizarem obras que registrem nosso maior patrimônio, o conhecimento aqui produzido e nossa história vivida, com o apoio e selo editorial da EDUTFPR, de modo a levá-los para futuras gerações”, explica a coordenadora-geral da Editora, Eunice Liu.

O livro

Os organizadores da obra são Andrea Maila Voss Kominek, egressa do PPGTE e atualmente professora do programa; Marilda Lopes Pinheiro Queluz, professora e pesquisadora do PPGTE; e Nilson Marcos Dias Garcia, professor atuante desde os primeiros anos do programa.

Segundo os organizadores, a ideia de escrever o livro surgiu do desejo de construir um registro dos 25 anos do programa, que começou suas atividades em 1995, reunindo estudantes e pesquisadores que buscavam pensar a relação da tecnologia com a sociedade sempre mutável.

Andrea Kominek destaca que, apesar de organizado por ela e pelos colegas Nilson e Marilda, o livro foi construído por muitas mãos: pelos professores que já passaram pelo PPGTE, seus egressos, os atuais docentes e discentes, que fizeram questão de participar desse projeto, demonstrando grande carinho pela experiência enquanto parte do programa.

Já o professor Nilson ressalta a importância de registrar por meio desse livro o encontro que marcou o aniversário de 25 anos, onde foi possível ouvir os relatos de tantos sujeitos que já passaram pela UTFPR e mantém a memória do que foi realizado e os avanços atingidos pelos docentes e egressos do programa.

Responsável pelo levantamento do acervo fotográfico que acompanha o livro, Marilda evidencia a pluralidade e multidisciplinaridade que representa o PPGTE, com as imagens contando sua própria história. “A ideia foi mostrar que o PPGTE são pessoas, são materialidades, são construções de redes”, afirma a pesquisadora, complementando que também é um espaço que foi além da universidade, se expandindo até a comunidade e trazendo para o meio acadêmico, com projetos de extensão, eventos, publicações dos estudos, uma lógica que fica clara no livro.

A obra “PPGTE 25 anos - histórias, conversas e imagens” está disponível gratuitamente para download no formato e-book no e-commerce da editora. Para saber mais sobre o livro, assista a entrevista com os organizadores no canal da EDUTFPR no YouTube.

Sobre a Editora UTFPR

Editora da UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. Para acompanhar os lançamentos visite o catálogo completo no e-commerce da editora.