Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > EDUTFPR recebe originais para publicação de ebooks

EDUTFPR recebe originais para publicação de ebooks

Editora

Submissão pode ser feita pela comunidade acadêmica da UTFPR em fluxo contínuo
publicado: 24/10/2023 16h37 última modificação: 24/10/2023 16h37
Os originais deverão ser encaminhados pela ferramenta Open Monograph Press (Foto: Freepik)

A Editora da UTFPR (EDUTFPR) está aceitando originais para edição e publicação de ebooks. As regras para submissão em sistema de fluxo contínuo foram definidas pelo edital nº 01/2023.

Podem ser submetidas obras autorais ou organizadas, de natureza técnica, científica, artística e literária, em todas as áreas do conhecimento, que se enquadrem em uma das seguintes linhas editoriais: técnico-científica (obras de conhecimento especializado com relevância na área do conhecimento); didático-pedagógica (obras de apoio prioritariamente às atividades de ensino básico, técnico, de graduação e pós-graduação); artístico-cultural (obras de cunho artístico ou cultural em formato de edição crítica, comentada e/ou de relevância na área do conhecimento); clássica (obras clássicas com relevância na área do conhecimento); e histórico-comemorativa (obras vinculadas à preservação do patrimônio e da memória institucional da UTFPR).

As submissões podem ser feitas pela comunidade acadêmica da UTFPR, formada por alunos da graduação e pós-graduação com matrícula ativa, professores que atuam nos cursos de graduação e pós-graduação e servidores técnico-administrativos de todos os campi.

Os textos originais deverão ser encaminhados pela ferramenta Open Monograph Press (OMP), com os seguintes documentos obrigatórios: arquivo da obra em formato word e pdf com e sem identificação de autoria; termo de responsabilidade quanto ao uso de imagens, textos, voz e depoimentos; e documento comprobatório de aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa e em uso de animais, no caso de originais que se enquadrem na legislação pertinente.

Além disso, os originais devem ser apresentados em formato de livro, organizado em capítulos, com aberturas e encerramentos de seções, excluindo as divisões pertinentes ao formato teórico e metodológico de dissertações e teses. O texto deve seguir as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma padrão culta da língua portuguesa, com declaração emitida por profissional de Letras ou áreas afins, conforme o Anexo I do edital, e as orientações de formatação apresentadas no template disponibilizado pela EDUTFPR.

De acordo com o fluxo editorial, após a submissão, os originais que cumprirem os requisitos do edital são encaminhados aos pareceristas para avaliação às cegas. Na emissão do parecer, serão considerados a relevância, o potencial inovador, a originalidade e a qualidade técnica da obra, a contribuição para o desenvolvimento da área e o potencial de público leitor. O resultado das avaliações será comunicado aos proponentes via OMP.

Mais informações estão disponíveis no edital da EDUTFPR.