Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Em dois meses, UTFPR paga mais de R$ 4 mi no auxílio estudantil

Em dois meses, UTFPR paga mais de R$ 4 mi no auxílio estudantil

Bolsas emergenciais

Recursos são destinados aos estudantes de baixa renda regularmente matriculados
publicado: 19/01/2021 15h54 última modificação: 31/10/2022 09h42
Bolsas oferecem auxílio financeiro a estudantes de baixa renda (Imagem: Freepik)

A UTFPR investe, nos dois primeiros meses deste ano, R$ 4 milhões 232 mil no Programa de Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19. Os recursos são destinados aos estudantes de baixa renda regularmente matriculados em cursos da Universidade.

Ao todo, 4.707 estudantes são contemplados com as bolsas, pagas em três categorias: de R$ 300, para os estudantes que possuem residência fixa no município ou na região metropolitana onde se encontra o câmpus; de R$ 500, para os que, em razão do estudo na Instituição, necessitam manter moradia fora do seu domicílio de origem; e de R$ 900, para os estudantes de baixa renda em mobilidade acadêmica internacional.

Segundo o assessor de Assuntos Estudantis da UTFPR, Weslei Trevizan, o pagamento das bolsas, previsto para acabar neste mês de janeiro, foi estendido até fevereiro após um esforço conjunto da instituição e que necessitou uma redução no valor mensal das bolsas pagas aos dois primeiros grupos de estudantes. "Os recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) foram previstos para pagamentos até janeiro de 2021, deixando todos os assistidos sem receber o auxílio no mês de fevereiro, já que o próximo edital iria vigorar somente em março. Além disso, os valores, para janeiro, não alcançariam todos os estudantes e uma parcela ficaria sem receber já no começo do ano", explica.

A solução encontrada foi modificar os valores pagos nos meses de janeiro e fevereiro, a fim de cobrir todas as bolsas. A proposta dos novos valores das bolsas surgiu após uma discussão conjunta que reuniu 67 participantes, entre técnicos da UTFPR e representantes dos estudantes. “É importante lembrar que esses valores são um recurso carimbado pelo Governo Federal”, destaca Trevizan ao explicar que os recursos do Pnaes só podem ser usados para programas de auxílio de permanência de estudantes na universidade; não sendo possível, portanto, que a UTFPR utilize esses valores para quaisquer outros projetos.

“A gente sabe que esses dois meses representam um momento difícil para todos os envolvidos; mas todo o grupo que se reuniu para resolver o problema que nos foi apresentado, inclusive os estudantes, que conhecem de perto a situação, achou que esse seria o caminho mais sábio e humano para atender todos”, concluiu o assessor.

O Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos ofertados de graduação, da educação profissional técnica de nível médio e stricto sensu da UTFPR e atende, prioritariamente, os que comprovam renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio nacional, vigente à época do processo de seleção. A previsão é que o próximo edital do programa seja publicado em fevereiro.