Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Emendas parlamentares destinam mais de R$ 12 milhões à UTFPR

Emendas parlamentares destinam mais de R$ 12 milhões à UTFPR

Orçamento

publicado: 21/01/2020 17h00 última modificação: 31/10/2022 10h01
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão solene em homenagem à UTFPR (Foto: Decom)

A UTFPR teve a aprovação de um total de oito de emendas que, juntas, contabilizam mais de R$ 12 milhões para o orçamento da Universidade. O montante viabilizará uma série de investimentos em seis câmpus da instituição.

Para Apucarana, duas emendas foram aprovadas para a construção de uma quadra poliesportiva e de um laboratório de informática e para a aquisição de equipamentos do curso Engenharia Elétrica. A primeira é de R$900 mil, liberada em dezembro, e segunda será de R$ 1 milhão, prevista para o orçamento 2020.

Ainda, em dezembro, foram designadas mais duas emendas. O Câmpus Medianeira recebeu R$ 2 milhões para a construção do Parque Tecnológico, enquanto o Câmpus Campo Mourão obteve R$ 263 mil para o Centro de Convivência - este último câmpus ainda receberá outra emenda, de R$ 3 milhões e 400 mil, prevista para 2020.

Para este ano, também foram homologadas mais três emendas: duas de R$ 1 milhão para os câmpus Cornélio Procópio e Londrina e uma de 1,5 milhão para o Câmpus Guarapuava. Essas emendas serão investidas de acordo com os planos de trabalho, a serem elaborados pela Direção-Geral dos câmpus e pela Reitoria junto à Secretaria de Ensino Superior do MEC.

Segundo o reitor Luiz Alberto Pilatti, as emendas são resultado de um envolvimento cada vez maior da Universidade com diversos atores sociais, sejam eles lideranças comunitárias, empresariais ou políticas. “É um relacionamento que fortalece nossa UTFPR e, consequentemente, as regiões onde os câmpus estão presentes. São recursos que irão qualificar ainda mais nossa atuação”, destaca.

No último mês de outubro, a UTFPR liderou o movimento de articulação das instituições federais de ensino superior do Paraná em busca da viabilização de emenda parlamentar de bancada em prol do orçamento das quatro instituições federais sediadas no estado, UTFPR, UFPR, Unila e IFPR.

As emendas são formas que parlamentares têm para destinar parte do orçamento geral da União para demandas específicas dos estados, municípios e instituições públicas. Enquanto as individuais são de cada senador ou deputado, as coletivas são feitas pelas bancadas estaduais ou regionais. As emendas aprovadas para a UTFPR são de autoria dos deputados federais Luísa Canziani, Rubens Bueno e do ex-deputado federal Alex Canzianni.